Sobrevivente da Segunda Guerra completa 108 anos e recebe homenagem da Associação da FEB
Natural do distrito de Angélica, município de Vicência (PE), ele é o mais antigo veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB)
A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Seção Pernambuco (ANVFEB-PE) prestou homenagem especial ao veterano Joaquim Patrício de Araújo, que completou 108 anos no dia 22 de agosto de 2026.
Natural do distrito de Angélica, município de Vicência (PE), ele é o mais antigo veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ainda vivo entre os militares que participaram dos combates da Segunda Guerra Mundial.
Sua história militar teve início em 1943, quando se alistou no Exército Brasileiro. No ano seguinte, embarcou para a Itália como integrante do 1º Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio), uma das unidades da FEB.
Seu batismo de fogo ocorreu nas batalhas de Monte Belvedere, um dos episódios mais marcantes da participação brasileira no conflito, onde enfrentou o rigor do inverno europeu e os combates contras as forças nazifascistas no Teatro de Operações da Itália.
Com o fim do conflito, Joaquim Patrício retornou ao Brasil iniciando uma nova etapa em sua vida dedicada ao trabalho e à família.
Em 1948, casou-se com Dona Carmelita Alves de Araújo, constituindo uma família que hoje reúne 4 filhas, 6 netos e 4 bisnetos.
Como símbolo de reconhecimento, Joaquim Patrício recebeu uma escultura da Cruz de Campo de Batalha, oferecida pela ANVFEB-PE e produzida pelo artista plástico Ricardo Fernandes, colaborador da instituição.
Segundo a ANVFEB, a homenagem representa o compromisso de manter viva a memória dos pracinhas brasileiros, destacando que celebrar seus 108 anos é também homenagear todos os militares da Força Expedicionária Brasileira que lutaram pela liberdade na Segunda Guerra Mundial, preservando a trajetória dos veteranos e transmitindo às novas gerações a participação do Brasil no conflito.