Itabira registra 424 casos de pessoas com Aids
A Prefeitura de Itabira promove hoje 30, a partir das 9h30, na rodoviária Genaro Mafra, uma mobilização contra a Aids. O evento antecipa o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. A mobilização irá ocorrer até as 12h. No período, profissionais da saúde vão distribuir material educativo, alertando jovens, adultos […]
A Prefeitura de Itabira promove hoje 30, a partir das 9h30, na rodoviária Genaro Mafra, uma mobilização contra a Aids. O evento antecipa o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro.
A mobilização irá ocorrer até as 12h. No período, profissionais da saúde vão distribuir material educativo, alertando jovens, adultos e idosos sobre os riscos de contaminação da doença. Também serão distribuídos preservativos masculinos. O coral do Conselho do Bem Estar do Menor (Combem) irá se apresentar durante a mobilização.
De acordo com a coordenadora municipal do programa DST/Aids, Maísa Mara Lage Colombo, Itabira deve ficar em alerta constante. Segundo ela, existem no município 424 pessoas em tratamento da doença. “Como a cidade é referência regional, os números não refletem, necessariamente, os doentes locais, mas a situação de Itabira inspira cuidados”, diz a coordenadora.
A preocupação, conforme ressalta, é porque, no ano passado, a rede pública possuía apenas 305 usuários em tratamento. “Aumentou muito. 119 casos em apenas um ano é uma situação preocupante. E ainda não devemos despresar os possíveis casos de pessoas contaminadas que nem sabem que são portadoras do vírus”, pondera Maísa Colombo.
Para ela, a principal forma de combater a doença e inibir o surgimento de novos casos é a educação. “Precisamos investir sempre e cada vez mais em informação e não cansar de alertar e orientar, tanto os jovens quanto os adultos”, finaliza.







