Candidatos fazem mais um debate ameno
Candidatos debateram na TV Cultura. Cadeira de Damon ficou vazia novamente
O debate foi mais uma vez tranquilo, sem troca de farpas entre os candidatos. Apenas algumas “alfinetadas” que partiram, principalmente de Roberto Chaves, quando perguntou a Ronaldo Magalhães sobre fidelidade partidária, falou sobre o projeto Ficha Limpa e criticou o número de partidos que acompanham Damon de Sena.
O debate foi dividido em quatro blocos. Primeiro, os candidatos puderam se apresentar e falar um pouco de seus planos de governo. Depois fizeram perguntas entre eles. No terceiro bloco, responderam a perguntas feitas por telespectadores. Na última parte, fizeram as considerações finais.
No bloco de perguntas entre os candidatos, Roberto Chaves foi questionado sobre projetos para a juventude e para o setor da saúde. Ciganinho teve de responder sobre educação e o projeto da Ficha Limpa. Já Ronaldo Magalhães falou sobre o Desenvolvimento Econômico e a fidelidade partidária.
Na terceira parte, os telespectadores mandaram perguntas via e-mail aos candidatos. Ronaldo Magalhães respondeu sobre remuneração dos profissionais da educação, intensificação do serviço de fisioterapia nos PSFs e melhoria do transporte público. Ciganinho falou de revitalização de praças e parques, cultura e turismo e também sobre transporte público. Por último, Roberto Chaves foi questionado sobre a possibilidade de criação da Secretaria Municipal de Cultura, transparência das contas públicas e valorização de servidores públicos.
Nas considerações finais, Ronaldo Magalhães disse que Itabira precisa de um prefeito experiente, que conheça de administrações. Ele também criticou a formação de coligações com grande número de partidos. “Tem coligação por aí que já tem 13 e até esconde partidos”, disse, referindo-se ao grupo de Damon. O petebista terminou dizendo que será um prefeito presente nos bairros de Itabira.
Ciganinho declarou que ele é a verdadeira mudança em Itabira. O socialista afirmou que é um candidato popular, que está sempre no meio do povo e que, por isso, conhece as necessidades dos itabiranos. “Na pesquisa do adversário eu apareço em terceiro lugar (na verdade em quarto), mas temos a projeção de subir rapidamente para segundo e disputarmos as eleições de igual para igual”, declarou.
Roberto Chaves criticou a ausência de Damon. “Repugno a ausência do candidato fujão”, exclamou. Ele falou de sua trajetória política e frisou que não tem nenhum processo seja na Justiça Comum ou Eleitoral. O tucano terminou o debate com um papel distribuído pela Diocese e leu o trecho que se refere à valorização do projeto Ficha Limpa.