Itabira cai do 3º para o 36º lugar em exportações no Brasil

Números consideram 1º bimestre de 2011 frente ao mesmo período em 2012

Itabira cai do 3º para o 36º lugar em exportações no Brasil
Itabira despencou do 3º lugar, no primeiro bimestre de 2011, para o 36º no mesmo período em 2012 no ranking de exportações no Brasil. Em Minas Gerais, Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi a mais bem colocada, com a 11ª colocação, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Entre os sete principais produtos do município comercializados com o mercado internacional, apenas a categoria outros ferritos e ferratos registrou incremento nas vendas, com alta de 11,01%, porém como a participação na pauta de Itabira é pouco expressiva, com 0,03% do total comercializado com o exterior, pouco influenciou no resultado global. O maior peso é do minério de ferro, com 98,40% das vendas, commodity que teve queda de 75,27%.

A China é o principal destino das exportações de Itabira, com 50,21% de participação. Embora expressivo, o percentual já foi maior, no primeiro bimestre de 2011, quando o país asiático respondia por 61,01% das vendas externas do município. Em seguida, se destaca o Omã, no Oriente Médio, com 13,89%, e o Japão, com 13,73%.

No primeiro bimestre de 2010, a cidade estava mais bem colocada na comparação com 2012. Naquele ano, com vendas de US$ 383,443 milhões, Itabira ocupou o 13º no país no que se refere às exportações e teve uma posição ainda melhor no saldo (diferença entre exportações e importações). Os US$ 368,948 milhões garantiram o quarto melhor saldo do país.  Com informações: O Tempo