PM promove encontro em Monlevade para melhorar relacionamento com imprensa
Encontro foi importante para os profissionais da imprensa que desejavam uma maior aproximação da comunicação da PM
Estreitar os laços com a imprensa e melhorar o relacionamento com os profissionais da área a fim de facilitar o trabalho dos meios de comunicação do município. Essa foi a pauta do encontro promovido na manhã desta quinta-feira, dia 30, na sede da PM, com a presença de colaboradores dos principais jornais, rádio, sites e revista da cidade.
De acordo com o comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar de João Monlevade, o major Erasmo Rodrigues do Nascimento, desde janeiro, quando assumiu o comando, não teve a oportunidade de se reunir com a imprensa para saber se o serviço de informação satisfazia as necessidades dos profissionais. “O nosso objetivo principal é saber a melhor forma de contribuir para o trabalho da imprensa”, disse ele que solicitou sugestões.
Os jornalistas, que há muito esperavam por esta oportunidade, puderam apresentar as sugestões conforme as dificuldades que encontravam no dia-a-dia das suas funções e, principalmente, quanto ao trabalho de apuração junto à polícia.
Dentre os problemas citados por eles estavam os assuntos relacionados ao imediatismo das informações, tais como: e-mails que não chegam à caixa de e-mail do jornalista ou da redação, e o acesso à sala de imprensa no site da PM, que não tem funcionado corretamente.
Para a imprensa, uma iniciativa que facilitaria o seu trabalho seria o envio por e-mail de releases e boletins de ocorrências (agora Registro de Eventos de Defesa Social – REDS – já informatizados), em tempo hábil para divulgação. A alegação de todos é que os releases postados no site, na sua maioria, ficavam defasados, decorrente da data em que o fato havia ocorrido. Segundo os profissionais da imprensa, ter que se deslocar até a sede da polícia somente para buscar os REDS também é um fator de dificuldade, uma vez que a demanda de serviço é muito grande nas redações e a cobertura jornalística exige mais tempo do repórter.
Após ouvir a imprensa, o comandante Erasmo, acompanhado do sargento Moreira, militar responsável pelo serviço de assessoria de comunicação da 17ª Cia PM Ind., anotaram as sugestões. “Vamos avaliar as sugestões e buscar facilitar o trabalho de todos”, afirmou o major.
Divulgação das ações policiais
Ainda dentro da reunião com os jornalistas, o major Erasmo reforçou o pedido de se manter em sigilo a identidade de menores infratores e mulheres envolvidas em casos de violência doméstica. “Temos que respeitar a lei que preserva o menor e também a lei Maria da Penha”, enfatizou. Segundo ele, muitas mulheres ficam constrangidas a virem seus nomes nas páginas policiais após serem vítimas de agressões. “Nós também temos preocupação em como as informações chegam a população”, declarou.