Santa Bárbara realiza 1º Encontro da Agricultura Familiar

I Encontro da Agricultura Familiar adesb

Santa Bárbara realiza 1º Encontro da Agricultura Familiar
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara (Adesb), juntamente com os parceiros do Projeto Terra Viva, realizou no dia 25 de fevereiro, o 1º Encontro da Agricultura Familiar.
 
Durante o evento, foram abordados as políticas públicas federais e a criação da Associação dos Agricultores Familiares de Santa Bárbara (Afasb); crédito rural no cenário da agricultura familiar; agroecologia e saúde; projeto Terra Viva; e perspectivas futuras.
 
Com objetivo de alinhar informações para os beneficiários diretos e indiretos do Projeto Terra Viva (agricultores familiares, escolas e Asilo), o encontro priorizou divulgar os resultados e sinalizar perspectivas para a agricultura familiar do município com base em sistemas agroecológicos de produção, num cenário em que políticas públicas federais estão voltadas para apoiar a agricultura familiar com injeção de recursos financeiros subsidiados e mercado garantido.
 
Segundo a diretora da Afasb, Vânia Aparecida Santos Silva, “o primeiro encontro dos agricultores foi um marco na história do município de Santa Bárbara. Celebramos as conquistas do ano de 2010 e reivindicamos melhorias para 2011. O trabalho desenvolvido pelo projeto Terra Viva trouxe grandes avanços na prática da agricultura local, com ênfase na Agroecologia. Houve um aumento significativo na renda dos produtores e na economia do município. Participar desse projeto é a realização de um grande sonho: trabalhar a terra e ser valorizado por isso”, destacou.
 
O projeto Terra Viva encerrou sua primeira etapa no mês de fevereiro. Ao longo de um ano, foram produzidas 35 toneladas de alimentos; inseridos R$ 232 mil reais na economia local; e beneficiadas oito mil pessoas.
 
“O aumento médio de 45% na renda das famílias participantes do Projeto comprovou que para promover desenvolvimento sócio-econômico é preciso vontade, trabalho, organização e parcerias sólidas. Cada pessoa, cada organização teve um papel fundamental nos resultados alcançados”, salientou a gestora da Adesb e coordenadora do Projeto Terra Viva, Neide Silva.
 
O Projeto Terra Viva tem a realização da Adesb, Afasb, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Bárbara. Também conta com apoio da Acisb e do Senar e patrocínio da Anglogold Ashanti.