Alerta de tsunami é emitido após forte terremoto em Taiwan

Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos

Alerta de tsunami é emitido após forte terremoto em Taiwan
Foto: Reprodução/X

Na noite desta terça-feira (2), horário de Brasília, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami após um terremoto atingir Taiwan. Com epicentro na costa Leste da ilha, o tremor de magnitude 7,5 na escala Richter afetou também a capital taiwanesa, Taipé, gerando preocupações e mobilização das autoridades.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o terremoto, porém calculou a sua força em 7,4. Diversas agências governamentais japonesas emitiram alertas para suas ilhas localizadas ao Sul do país.

Há relatos de que prédios desabaram na cidade de Hualien, e pessoas estão presas entre os escombros. Tanto Taiwan quanto o Japão e as Filipinas emitiram alertas de tsunami para suas áreas costeiras. Os tremores também chegaram em cidades da costa da China, incluindo Xangai.

Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos — em 1999, um abalo sísmico provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.

No Japão, o alerta foi direcionado para as ilhas remotas próximas a Taiwan, incluindo a ilha Miyakojima e Okinawa, esta última pode ser atingida por ondas de até três metros. A NHK, emissora nacional japonesa, transmitiu mensagens de evacuação urgente, pedindo que a população se dirija para áreas seguras.

De acordo com o USGS, o epicentro do terremoto foi localizado a 18 km ao Sul da cidade taiwanesa de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.

cassino criptomoedas