Anglo American realiza premiação de práticas em inovação e melhoria contínua

883 projetos já foram inscritos no evento

Anglo American realiza premiação de práticas em inovação e melhoria contínua
Foto: Divulgação Anglo American

Com o objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de melhoria contínua e de inovação entre seus empregados, a Anglo American promoveu os seminários regionais do programa Solucione. Em sua terceira edição, o evento premiou as melhores iniciativas inovadoras ligadas às operações de minério de ferro e níquel. Já foram inscritos 883 projetos. Entre as diretrizes vencedoras, há cases de excelência operacional, segurança, sustentabilidade e eficiência de custo.

O Solucione avaliou práticas em melhoria contínua pautadas por ferramentas e metodologias da qualidade visando à eliminação de desperdícios, variabilidade e melhoria dos processos. O evento também destacou uma nova categoria para projetos de inovação aberta e data analytics (análise sistemática de dados com métodos sofisticados e poderosas ferramentas de computação que é usada para a descoberta, interpretação e comunicação de padrões nos dados, de modo a transformá-los em informação e insights de valor para o negócio. 

 O projeto vencedor na categoria melhoria contínua da unidade de minério de ferro desenvolveu um novo sistema de medição que corrige falhas no processo de flotação – uma das etapas de beneficiamento que tem a finalidade de retirar a sílica do minério de ferro. “Por meio de muitos estudos, testes de hipóteses e com o apoio das ferramentas de gestão da qualidade, nosso grupo conseguiu eliminar em 100% as oscilações das medições. Isso trouxe ganhos diretos para a qualidade do minério de ferro extraído desse processo, além de mais segurança aos profissionais da operação, uma vez que foi eliminada a necessidade de destravar o equipamento medidor”, explica Regys Santos, técnico de Manutenção e Instrumentação da Anglo American.

 Com a ajuda de drones, por meio de um levantamento planialtmétrico – documento que descreve o terreno com exatidão por meio da anotação de medidas planas, ângulos e diferenças de nível, Marcel Regis Raimundo, analista de Planejamento Florestal, buscou avanços no manejo florestal e conquistou o 1º lugar em melhoria padrão da unidade de níquel.  “Realizamos um estudo que resultou em grande quantidade de dados, como mapas, curvas de nível, ortofotos e nuvens de pontos. Essas informações, colocadas em tablets e smartphones via aplicativo, trouxeram benefícios diretos para a operação, como a navegação pelos plantios sem a necessidade de acesso à internet. Acredito que, além do florestamento, esta ferramenta pode se estender para outras áreas da empresa”, revela Marcel.

 Realizado pela primeira vez em plataforma online como medida de prevenção à pandemia do Coronavírus, o evento teve ampla participação, contabilizando o total de 2 mil acessos. Analista de Melhoria Contínua da Anglo American, Hanah Costa ressalta que “a inovação é um dos nossos valores e  por meio do Solucione buscamos potencializar nosso propósito de re-imaginar a mineração para melhorar a vida as pessoas. Com o engajamento das pessoas para construção desses desafios, com educação e incentivo ao protagonismo, construímos um programa transformador, com a participação ativa de nossos empregados na busca pela resolução de problemas demonstrados em cada projeto”.

 Os premiados regionalmente irão participar em conjunto de um seminário integrado para definir quais cases representarão a mineradora no Grande Encontro UBQ, evento organizado pela União Brasileira para a Qualidade que conta com a participação de empresas de todo o País na divulgação das suas melhores práticas.

MAIS NOTÍCIAS