Site icon DeFato Online

Ano dourado: itabiranos são destaque no ranking brasileiro de Taekwondo

Ano dourado: itabiranos são destaque no ranking brasileiro de Taekwondo

À esquerda, o grão-mestre Martinho Francisco e à direita o professor Daú Primo. Ao centro, o jovem Pedro Henrique Sena, quinto colocado no Campeonato Mundial. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

O Taekwondo é um dos esportes mais populares de Itabira. Há escolas dessa arte marcial em diversos bairros. O esporte foi introduzido na cidade na década de 1980. Os frutos são diversos, desde inclusão social até conquistas em cenário nacional da modalidade. Com a divulgação do ranking brasileiro atualizado, o itabirano Samuel Dreyfus aparece em 4° lugar na categoria adulto até 63kg.

Outros destaques itabiranos são: Diego Oliver – 2º no Ranking infantil até 52kg; Pedro Sena – 6º no Ranking cadete até 41kg; Humberto Vinícius – 3º no Ranking Junior até 68kg; Douglas Oliver – 22º no Ranking Junior até 68kg; Davi Vinícius – 6º no Ranking adulto até 58kg.

Celeiro

Taekwondo é uma modalidade coreana; originalmente foi um artifício criado para a defesa do país asiático. O grande responsável pelo desenvolvimento do esporte em Itabira é Martinho Francisco Alvarenga de Oliveira, o mestre Martinho, mais precisamente grão-mestre.

Em conversa com nossa equipe, Martinho destacou o grande ano de 2022 na modalidade para Itabira.

“É um resultado muito expressivo, ainda mais por se tratar de um cenário nacional. Para nós, itabiranos, ver esses atletas tendo resultados em nível brasileiro é muito incrível. O Pedro Sena, por exemplo, ficou em quinto lugar no campeonato mundial neste ano, na Coréia”, diz Martinho.

Martinho também fez questão de destacar que o resultado vem através do esforço coletivo.

“O Mestre Daú e todos os outros professores são diretamente responsáveis pelos excelentes resultados itabiranos. E isso vai além do esporte, é formação social. A união de todas as academias locais também é de suma importância para que tudo dê certo e transcorra bem. Em 2023 pretendemos avançar cada vez mais com esse trabalho e fortalecer a modalidade com grandes resultados”, finaliza Martinho.

Novidade

Em primeira mão, Martinho divulgou que a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo será realizada, de maneira inédita, na cidade de Itabira.

Os atletas itabiranos colecionam medalhas de competições disputadas em Minas Gerais, no Brasil e até no exterior. Vale salientar que não existe limite de idade para prática dessa atividade. “Eu sempre digo que pessoas de 4 anos de idade até 140 anos podem lutar Taekwondo”, brinca mestre Martinho.

Exit mobile version