Após mudanças, novos secretários tomam posse na Prefeitura de Itabira

Ao todo, foram empossados seis novos secretários municipais. As trocas aconteceram após os 100 primeiros dias da nova gestão

Após mudanças, novos secretários tomam posse na Prefeitura de Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Depois de promover uma série de mudanças no primeiro escalão do Executivo, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), empossou seis novos secretários municipais. As trocas aconteceram após os 100 primeiros dias da nova gestão. A cerimônia aconteceu no estacionamento da Prefeitura e, devido aos protocolos sanitários, contou com alguns convidados e cobertura da imprensa local.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira, as mudanças no primeiro escalão aconteceram tanto por decisões pessoais quanto por avaliações gerenciais do Executivo.

Após enfrentar a pior fase — até então — da pandemia de Covid-19 na cidade, quando os hospitais enfrentaram superlotação e o número de óbitos e casos da doença dispararam, Eliana Horta, ex-secretária de Saúde, pediu exoneração do seu cargo. Francisco Belgo, ex-procurador Geral do Município, também seguiu o mesmo caminho. Assumem as pastas a enfermeira Luciana Carmem Sampaio e o advogado Luiz Edson Bueno Guerra, respectivamente.

As outra alterações aconteceram por decisão técnica. Gabriel Quintão, que ocupava a Secretaria Municipal de Governo, será substituído pelo jornalista Márcio Magno Passos — que já colaborava com a gestão Marco Antônio Lage, mas por meio da agência de publicidade contratada pela Prefeitura de Itabira. Quintão, porém, não deixará de atuar no Executivo Municipal, já que assumirá a Assessoria de Gestão, Planejamento e Metas.

A mudança na Secretaria de Governo resultou em outras mexidas no secretariado municipal. Isso porque o psicólogo Maurício Guimarães Mendes era o titular na Assessoria de Gestão, Planejamento e Metas, mas, agora, assumirá a Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria.

Por fim, a economista Karina Rocha Lobo, que respondia pela Auditoria Interna e Controladoria, comandará o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) — que era chefiado pelo empresário José Antônio Lopes, que foi designado para um cargo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.

Durante a solenidade de posse dos novos secretários, Marco Antônio Lage destacou que o único secretário que ainda não fazia parte do governo municipal era Luiz Edson Guerra. As outras mudanças foram de remanejamento de pessoas. Para o prefeito, as mudanças buscam o aperfeiçoamento da máquina pública e da gestão como um todo.

“É uma equipe que se mostrou competente e o que fizemos agora foi mexer nas posições porque depois de 100 dias de trabalho conhecemos muito mais as potencialidades e características de cada um”, explicou o prefeito.

MAIS NOTÍCIAS