Após oito meses, Vale retoma produção em mina de MG
Com uma melhor perspectiva econômica após sofrer com a crise internacional, a Vale informou nesta quarta-feira que voltou a produzir minério de ferro em uma de suas unidades de Minas Gerais, cujas operações estavam suspensas desde janeiro. "Tendo em vista o cenário promissor na venda de minério de ferro, a Vale está retomando gradativamente as […]
Com uma melhor perspectiva econômica após sofrer com a crise internacional, a Vale informou nesta quarta-feira que voltou a produzir minério de ferro em uma de suas unidades de Minas Gerais, cujas operações estavam suspensas desde janeiro.
"Tendo em vista o cenário promissor na venda de minério de ferro, a Vale está retomando gradativamente as operações da mina de Água Limpa (no município de Rio Piracicaba)…", afirmou a companhia em nota.
Agora, a previsão da mineradora é produzir "a um ritmo de 5,4 milhões de t (ao ano) até o fim do ano" em Água Limpa.
Se isso for confirmado, a Vale elevaria em 17,4% a sua produção na mina localizada no município de Rio Piracicaba, na comparação com 2008, quando encerrou produzindo 4,6 milhões de t de minério de ferro.
A mina de Água Limpa foi uma das plantas da Vale atingidas pelas medidas para reduzir impactos decorrentes da crise financeira mundial.
No início do ano, a empresa colocou cerca de 5 mil pessoas em férias remuneradas, de forma escalonada, a maioria em Minas Gerais, após ter demitido 1,3 mil pessoas no mundo inteiro, em dezembro do ano passado.
Em março deste ano, a mineradora ainda demitiu 900 pessoas ligadas à operação global de níquel.
Na mina de Água Limpa, parte dos empregados esteve em férias coletivas entre 2 e 31 de janeiro de 2009.
Em 22 de janeiro deste ano, a Vale anunciou proposta de licença remunerada, na qual trabalhadores de várias unidades receberiam 50% do salário base, com um piso mínimo de R$ 856, além de benefícios contratuais.
"Como esforço da Vale em preservar os empregos, foram adotadas algumas medidas no quadro de Água Limpa. Do total de 421 empregados da unidade, 120 continuaram trabalhando para manutenção dos ativos, 115 foram transferidos para outras unidades, especialmente Itabira e Mariana, e 186 entraram em licença remunerada, conforme acordo assinado com o sindicato", observou a companhia.
Na semana passada, o presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou que a companhia já opera perto da capacidade total, devido ao aumento da demanda, com as siderúrgicas recompondo seus estoques.
A mina de Água Limpa não foi a primeira a voltar a produzir. A Vale já havia anunciado a retomada da produção em Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG).