Armínio Fraga sugere congelamento do salário mínimo por seis anos
A correção do salário mínimo acima da inflação foi uma das principais promessas de Lula em campanha à presidência
Economista e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse, ao participar do Brazil Conference, que ocorreu neste final de semana na Universidade de Harvard e no MIT (Massachussetts Institute Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos que o Brasil precisa “congelar o salário mínimo “em termos reais”por ao menos seis anos.
Fraga falou também sobre o aperto fiscal e o gasto público no país, que vai em grande parte para pagar a previdência.
O congelamento em termos reais significa que esse direito constitucional não seja corrigido acima da inflação, que pela regra atual, por exemplo, pode ter um aumento real de até 2,5%.
A correção do salário mínimo acima da inflação foi uma das principais promessas de Lula em campanha à presidência.
“Onde está o dinheiro no Brasil? Uma conta gigante é a previdência, e ela está piorando assustadoramente, todos os estudos mostram, são regras que precisam ser refeitas. O gasto com folha de pagamentos e previdência no Brasil chega a 80%, é um ponto completamente fora da curva”.
Sobre as medidas recentes do presidente Donald Trump, Fraga se disse assustado. “Quando vejo o presidente dos EUA maltratando, humilhando o Canadá, o México, fico assustado. Onde vamos desse jeito? O Brasil tem que manter certa independência, e ficar mais cuidadoso nas suas posições”.