Artigo: Dos 173 anos de Itabira, a Unifei está há 13 anos na cidade

Nas comemorações do aniversário da cidade, a equipe de Gestão da Unifei – Campus Itabira promove uma reflexão sobre os desafios do Município e o papel da universidade

Artigo: Dos 173 anos de Itabira, a Unifei está há 13 anos na cidade
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira está fazendo 173 anos. Destes 173 anos, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está há 13 anos na cidade. Aproveitando o aniversário da cidade, achamos importante realizar algumas reflexões.

A Unifei tem um papel importantíssimo no que a população espera do futuro. Uma cidade de ferro, que dentre em breve, deixará o ferro de lado…. E no seu local busca-se colocar o conhecimento como a força motriz principal.

Estamos neste centro e devemos nos posicionar como tal. Sabermos a nossa importância neste contexto e fazer o nosso melhor para conseguirmos chegar, a pelo menos, uma pequena parte de tudo o que se espera da Unifei na cidade de Itabira.

Temos que nos sentir orgulhosos por hoje sermos colocados nesta posição, mas, também, estarmos cientes de nossa responsabilidade para com a cidade.

E não é uma responsabilidade fácil a que temos nas mãos, estamos falando do futuro de uma cidade centenária, que é o berço da maior mineradora do Brasil e quiçá do mundo. Uma cidade que tem o orgulho de ter como filho ilustre o poeta maior Carlos Drummond de Andrade. Uma cidade que respira cultura. Uma cidade que possui belezas, com cachoeiras e uma natureza exuberante. Uma cidade que abraça a prática de atividades esportivas radicais. Cidade de diversas tribos e aberta a diversas experiências.

Fazer parte desta história e de ter o nome destacado neste contexto é um motivo de orgulho enorme para a nossa centenária Universidade. A Unifei sente orgulho de chamar a cidade de Itabira como sua e de hoje poder crescer dentro de Itabira.

Parabéns, Itabira! Parabéns, Itabiranos! Que venham muitos anos de parceria e crescimento juntos! A Unifei se orgulha de fazer parte da sua história!

* Artigo produzido pela equipe de Gestão da Unifei – Campus Itabira.

MAIS NOTÍCIAS