Ausência da Transita adia discussão sobre reajuste da passagem de ônibus

Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito, responsável pela Transita, enviou conselheiro suplente para a reunião

Ausência da Transita adia discussão sobre reajuste da passagem de ônibus
Conselho Municipal de Transporte e Trânsito se reuniu na tarde desta quarta-feira (15) – Foto: Thamires Lopes/DeFato

A discussão sobre o reajuste da passagem de ônibus em Itabira deve ficar para o próximo mês. O assunto seria debatido nesta quarta-feira (16) durante a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT). No entanto, devido a ausência de do representante da Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), a discussão foi adiada.

“Nós encaminhamos a planilha para a Transita no dia 1º de agosto e na última reunião ficou acertado que seria discutido hoje (16) [o reajuste]. Seriam apresentadas ao conselho as duas planilhas, a nossa e o estudo feito pela Transita. Mas não aconteceu”, disse o gerente da Transportes Cisne, Albino José Pinheiro, que não informou a percentual de aumento pedido. 

Albino José Pinheiro é gerente da Transporte Cisne – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Segundo ele, a empresa não poderia apresentar a planilha de cálculos que servem como base para solicitar o reajuste na ausência da Transita. Para Albino Pinheiro, essa atitude seria “inconveniente” e “antiética”. O estudo elaborado pela concessionária de transporte público aponta os custos com combustível, idade da frota, mão de obra e demais despesas. Os dados são estudados e confrontados pelo órgão municipal. 

O conteúdo continua após o anúncio

Frota X População

A empresa atua em Itabira há cerca de 50 anos e, de acordo com o contrato firmado com Município, a concessão do serviço de transporte se estende até 2033. Sua frota é composta por 68 ônibus. Vinte e nove linhas atendem a toda a cidade, e passam por todos os bairros. Cerca de 550 mil passageiros são transportados por mês, o que compreende uma média de 18,3 mil por dia.

 Desse total, 110 mil (20%) são isentos do pagamento da passagem; beneficiários garantidos por lei federal, tais como idosos e deficientes, por exemplo. Quatrocentos empregos diretos e indiretos são gerados. A população estimada de Itabira em 2019, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 120.060 pessoas. O último censo foi realizado em 2010. Na época, o município tinha 109.783 habitantes. A extensão territorial é de 1.253,704 km².  

“A frota está de acordo com o número de habitantes. Não vejo necessidade de aumentar o número de linhas ou ônibus. O que pode ser feito são remanejamento das linhas”, argumentou o gerente da Cisne.

MAIS NOTÍCIAS