Auxílio emergencial 2021: Punição para quem não sacar dinheiro. Fato ou Fake?

Uma postagem falsa que está circulando pelas redes sociais diz que o Presidente Jair Bolsonaro estaria punindo as pessoas que não estão sacando o auxílio emergencial.

Uma postagem falsa que está circulando pelas redes sociais diz que o Presidente Jair Bolsonaro estaria punindo as pessoas que não estão sacando o auxílio emergencial. De acordo com informações do próprio Governo Federal, isso não passa de uma fake news. Não há nenhuma previsão de punição neste sentido.
O texto da fake news afirma que Bolsonaro estaria mandando a Dataprev recolher o dinheiro das pessoas que não estariam indo sacar essa quantia até cinco dias depois da liberação do saque. No entanto, isso não é verdade. O Governo Federal não está trabalhando com esse tipo de punição.
Pelo contrário. A Caixa Econômica Federal está pedindo para que as pessoas evitem ir aos bancos para fazer esses saques. Em diversas entrevistas, o Presidente do banco até fala que algo em torno de 70% dos usuários do Auxílio Emergencial não sacam o dinheiro nas agências, mas usam o aplicativo Caixa Tem para fazer essas movimentações.