BH amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses

A aplicação das doses para as crianças de 6 meses a 12 anos acontece exclusivamente nos centros de saúde da capital

BH amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses
Foto: Adão de Souza

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, nesta quarta-feira (17), a imunização da população não vacinada a partir dos 6 meses contra a gripe influenza. A Secretaria Municipal de Saúde seguiu as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

A vacinação contra a gripe acontece em 152 Centros de Saúde da capital e quatro postos extras, além de um total de 35 farmácias das redes Drogarias Pacheco, Drogaria Araujo, Droga Clara e Drogarias Extra Popular, parceiras da PBH. Confira a lista com os endereços dos locais e horários de vacinação.

A aplicação das doses para as crianças de 6 meses a 12 anos acontece exclusivamente nos centros de saúde da capital.

Vacinação nas farmácias

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que podem se vacinar nas farmácias os seguintes grupos:

  • pessoas com mais de 13 anos;
  • os idosos a partir de 60 anos;
  • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
  • pessoas imunossuprimidas;
  • trabalhadores da área de saúde;
  • pessoas com comorbidades;
  • professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada;
  • agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento;
  • caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários;
  • e funcionários do sistema prisional.

A Prefeitura já convocou também a população acamada e residente nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que recebem a vacina contra a gripe nas residências. Para os adultos, além das 35 drogarias e dos 152 centros de saúde, a vacinação ocorre nos quatro postos extras.

Imunização

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19, por exemplo.