Bilhetes em árvore alertam para prevenção do suicídio em Dom Joaquim

A ação realizada pelo Cras visa promover a conscientização para o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, marcado nesta data, 10 de setembro

Bilhetes em árvore alertam para prevenção do suicídio em Dom Joaquim

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Dom Joaquim está realizando uma série de ações para promover a conscientização da comunidade durante o Setembro Amarelo.

Além de palestras e intervenções nas escolas com psicólogos, a equipe de apoio do Cras plantou uma árvore amarela, na praça Cônego Firmiano, carregada de corações com mensagens de acolhimento.

A iniciativa visa espalhar bilhetes com mensagens que incentivam o diálogo, a empatia, o cuidado. De acordo com a coordenadora do Cras, Alda Ferreira do Santos, um coração com mensagem pode ajudar muitas pessoas.

“Nós estamos querendo fazer uma prevenção do suicídio dentro do município de maneira concreta porque já houve casos aqui”, disse Alda Ferreira.

De acordo com a coordenadora do Cras, a maioria das pessoas que passam pela praça no dia a dia fica curiosa e acaba lendo uma mensagem. Nas redes sociais da Prefeitura, moradores elogiaram e curtiram a iniciativa, implementada desde o dia 3 de setembro.

A campanha do Setembro Amarelo foi criada para chamar a atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão, um mal silencioso que é causa da morte de 32 pessoas por dia no Brasil.

O mês de conscientização foi proposto pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Atualmente, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da campanha e no dia 10 deste mês é comemorado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.