Boletim da Covid: Itabira registra 28 novos casos e dois óbitos

Números seguem em queda. Atualmente, 263 pessoas cumprem isolamento domiciliar na cidade

Boletim da Covid: Itabira registra 28 novos casos e dois óbitos
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta sexta-feira (30), o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira notificou dois óbitos e 28 novos casos de Covid-19. A cidade, ainda, conta com 263 pessoas cumprindo isolamento domiciliar — além de 15.900 recuperados do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os óbitos foram:

  • uma mulher, 52 anos, com comorbidades, internada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desde 20 de abril, óbito em 30 de abril (hoje);
  • mulher, 59 anos, com comorbidades, internada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) desde 26 de março, óbito em 30de abril (hoje)

Ao todo, Itabira soma 16.516 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, há 20 pacientes com Covid-19 hospitalizados em enfermaria, 20 internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 13 itabiranos em hospitais de outras cidades.

A taxa de ocupação em leitos de UTI é de 53% nos hospitais da cidade. Nos leitos de enfermaria, essa ocupação está em 24%.

Boletim semanal

Ainda nesta sexta (30), a Prefeitura de Itabira divulgou o boletim semanal com informações mais detalhas sobre a propagação do vírus na cidade. De acordo com os dados do boletim, 58% das pessoas infectadas são do sexo masculino e 42% do sexo feminino.

Além disso, a faixa etária com maior número de pessoas testadas positivo para Covid-19 são adultos dos 30 aos 39 anos, seguidos pelos que estão entre 40 e 49 anos. Os menos contaminados seguem sendo crianças e adolescentes dos 0 aos 19 anos.

Os sintomas mais comuns relatados por quem contraiu a doença em Itabira são tosse, dor de cabeça e coriza. Outros sintomas também figuram no gráfico, mas não são listados.

Os três bairros com mais números de casos confirmados são Gabiroba, com 1359; Praia com 824; e Centro com 732. Já o Laboriaux não registrou nenhum caso positivo de Covid-19; e o Distrito Industrial tem apenas uma confirmação.

O ritmo de transmissão do vírus, mais conhecido como RT, segue em queda no município. Atualmente, ele registra uma média semana de 0,76. Isso quer dizer que 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 76 pessoas. Além disso, essa média é considerada de baixo risco.

Para finalizar, Itabira tem ainda 9.939 pessoas consideradas como casos suspeitos da doença. Dessas, 121 estão sendo monitoradas pelas Secretaria de Saúde e outras nove estão internadas

MAIS NOTÍCIAS