BR-381: leilão adiado para 2021, mas duplicações de trechos concluídas ainda este ano

Conforme dados do portal do Ministério da Infraestrutura, o leilão ocorrerá até o mês de março de 2021

BR-381: leilão adiado para 2021, mas duplicações de trechos concluídas ainda este ano
Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

O leilão de concessão da BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”, foi adiada pelo Governo Federal para 2021 . As justificativas apresentadas são os impactos da pandemia do coronavírus, somados a algumas questões tecnológicas.

Conforme dados do portal do Ministério da Infraestrutura, o edital será publicado no quarto trimestre deste ano. Assim, o leilão ocorrerá até o mês de março de 2021, com o contrato de concessão previsto para ser assinado até junho do mesmo ano. A previsão anterior era de que o leilão já ocorresse em 2020.

Ainda no portal, como forma de atrair investidores interessados no leilão, o ministério defende que a BR-262 liga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, passando por municípios especializados em diferentes produtos agrícolas, além de pecuária. Já para destacar a importância da BR-381, o Governo defende que a rodovia é concentrada em território mineiro, sendo corredor para escoamento de produtos industriais.

O conteúdo continua após o anúncio

Lotes em obras

Apesar da prorrogação das datas, o Ministério da Infraestrutura mantém para 2020 a entrega de dois trechos que passam por obras: os lotes 3.1 e 7.O lote 3.1 corresponde ao trecho de Antônio Dias. Já o lote 7 é na cidade de Caeté.

Em pronunciamento no mês de junho, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou que 88,04%  dos trabalhos concluídos. Ainda em seu pronunciamento e já dando indícios do adiamento da concessão para 2021, o ministro replicou informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). De acordo com Tarcísio, o DNIT  “segue firme para garantir a conclusão dos dois Lotes (nas regiões de Antônio Dias e Caeté) em 2020. Na sequência, faremos a concessão da BR-381/262/MG/ES”.

 

MAIS NOTÍCIAS