Câmara de Itabira presta homenagem a centenário de ex-prefeito Luiz Menezes

O ex-prefeito morreu em 2003, com grandes contribuições ao município

Câmara de Itabira presta homenagem a centenário de ex-prefeito Luiz Menezes
Homenagem foi entregue aos familiares do ex-prefeito nesta sexta-feira (4)- Foto: Thamires Lopes/DeFato

O próximo 10 de outubro marca o centenário do ex-prefeito de Itabira, Luiz Menezes. Nesta sexta-feira (4), seus familiares receberam uma homenagem da Câmara Municipal para comemorar dados. Uma honraria é a autoria do verificador Adélio Martins da Costa “Decão” (PMDB), autor do projeto de lei que institui 2019 como o “ Ano do Centenário de Luiz Menezes ”.

A homenagem foi recebida pela ex-primeira dama, Célia Melez de Menezes; e pelas filhas Paula Menezes Andrade e Maria da Glória Menezes; além de Mário Célio de Menezes, irmão do ex-prefeito. O político morreu em março de 2003, aos 84 anos. Além de prefeito de Itabira, Luiz Menezes exerceu a carga de verificador e deputado estadual.

“Me lembro de quando meu pai conseguiu uma vaga de emprego na rádio, em 1985, e por lá permaneceu durante quase 30 anos. Sou grato pela oportunidade dada pelo meu pai, e também por mim, que comemora com os ouvintes e amigos no último dia 29, 10 anos da Rádio Itabira. Trabalhei na mesa de áudio algumas vezes com ele, e aprendi muito nessa época. Gostaria de retomar tudo isso em uma palavra simples: gratidão ”, comentou o vereador e radialista Luciano Gonçalves dos Reis“ Luciano Sobrinho ”(PRTB).

Luiz Menezes sempre disse ser itabirano duas vezes: de nascimento e de coração. Em nome da família, Mário Menezes falou da importância deste momento. Ele não continua a emoção ao falar do irmão, a quem considerar um pai.

O conteúdo continua após o anúncio
Mário Menezes, irmão do ex-prefeito Luiz Menezes – Foto: Thamires Lopes / DeFato Online

“Sinto-me honrado e digno em ter uma oportunidade de ser irmão de Luiz Menezes. E mais que isso, ser um filho. Nosso pai era o mesmo, mas meu pai verdadeiro era Luiz Menezes. Então, a emoção me toma neste momento e é difícil segurar. Ele disse que era duas vezes itabirano. De nascimento, por coincidência. De coração, porque amava Itabira. Neste centenário, uma homenagem ao município presta homenagem a Luiz Menezes é importantíssima. Nós seremos eternamente gratos e prontos para defender o nome de Itabira como ele sempre fez “, registrado Mário Menezes.

Histórico
Nascido em 10 de outubro de 1919, Luiz Menezes formou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas e exerceu uma profissão prestando serviços para a Prefeitura de Itabira (1943/96) e Sindicato dos Ferroviários e Servidores do DER. Foi verificador por dois mandatos – 1959/62 e 1963/66, eleito prefeito em 1989 e deputado estadual entre os anos de 1999 e 2002, quando foi considerado o deputado mais presente nas reuniões da Casa.

Empresário de radiodifusão, implantado como duas primeiras emissoras de Itabira: Rádio Itabira AM, inaugurada em 1984, e Rádio Antártida FM, em 1989. Foi ainda fundador da Companhia Telefônica Itabira, com expansão de serviços para as cidades de Santa Maria de Itabira e Ferros, uma grande revolução na época. Luiz Menezes também foi um dos fundadores da Fundação Itabirana de Ensino (Fide) e da Empresa de Transporte Coletivo de Itabira (1968). Ele faleceu em 1º de março de 2003.

 

MAIS NOTÍCIAS