Câmara de Vereadores avança em projeto que oficializa Itabira como “Capital da Poesia”
Desde 2014, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei similar, de autoria do deputado federal Lincoln Portela

Foi aprovado em primeira votação, durante reunião da Câmara Municipal de Itabira de terça-feira (26), o projeto de lei (PL) nº 121/2025, de autoria do vereador Elias Lima (Solidariedade), que declara oficialmente Itabira como “Capital da Poesia”. A proposta busca consolidar o título simbólico da cidade, reconhecendo sua tradição cultural e literária, com ênfase na herança do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Curiosamente, existe uma proposta similar tramitando no Congresso Nacional desde 2014. O projeto de lei 8.141/2014, de autoria do deputado federal Lincoln Portela (PL-MG), propõe a concessão do título de “Capital Nacional da Poesia” ao município de Itabira. Recentemente, o texto foi aprovado Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa passar por outros processos legislativos para que se torne lei.
A proposta itabirana
O projeto apresentado por Elias Lima na Câmara Municipal pretende valorizar Itabira no cenário nacional e internacional da poesia, com base em sua tradição literária. A proposta prevê a promoção de ações, eventos e políticas públicas para reforçar a identidade cultural da cidade, incentivando o turismo literário, a produção poética local, a educação artística e o desenvolvimento econômico.
Além disso, autoriza o uso do título “Capital da Poesia” em documentos oficiais, campanhas promocionais, sinalização urbana e materiais turísticos e educacionais do município.
“Temos a condição de abrir um novo vínculo de Itabira com poetas de todo o Brasil, realizando encontros conforme previsto na lei. Ou seja, criamos outra possibilidade de viabilizar o turismo na cidade através dessa titularidade”, afirma Elias Lima.
A proposta da Câmara dos Deputados
Desde 2014, tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 8.141/2014, de autoria do deputado federal Lincoln Portela (PL-MG), que concede ao município de Itabira o título de “Capital Nacional da Poesia”. Dentre outras justificativas, o texto alega que, “na cidade, a história se une ao presente, o passado convive com o futuro, encontro materializado nos ‘Caminhos Drummondianos’. Trata-se de um dos poucos museus a céu aberto do País, em que brasileiros de todos os cantos, com celulares à mão, percorrem as ruas e fotografam os poemas inscritos em placas, a dizer de pessoas, de lugares e de acontecimentos que inspiraram o poeta [Carlos Drummond de Andrade]”.
“Anima-nos o sentimento de que, em nome do povo brasileiro, prestaremos a homenagem devida ao poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, pela obra com que soube fazer o mundo melhor e a vida mais bela”, defende Lincoln Portela na justificativa do projeto de lei, que também determina o dia 31 de outubro, período de nascimento de Drummond, como a data comemorativa da concessão do título “Capital Nacional da Poesia” à Itabira.
Em maio de 2024, o projeto de lei foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Porém, para se tornar lei, o texto ainda precisa passar por outras instâncias do Congresso Nacional.
Clique aqui e confira na íntegra o projeto de lei 8.141/2014.





