Campanha Pé na Faixa começa nesta quinta-feira em Itabira

Campanha foi lançada nesta quinta e já está valendo

Campanha Pé na Faixa começa nesta quinta-feira em Itabira
A Transita lançou na manhã desta quinta-feira, 22 de dezembro, a campanha Pé na Faixa. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres da importância de respeitar as faixas para pedestres. O lançamento oficial ocorreu no auditório da Prefeitura, com a presença do chefe do executivo João Izael, a secretária de Governo, Elaine Campos, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Zeferino, o presidente da Comissão de Transportes Públicos e Sistema Viário, vereador Solimar da Silva, o presidente do Rotary Clube de Itabira, Ruy Barbosa, e o vereador Ilton Magalhães.
 
Na ocasião, foram apresentadas as peças publicitárias que serão usadas na campanha. Serão distribuídos panfletos informativos aos motoristas e pedestres, além de adesivos e placas para divulgar a iniciativa. As empresas que atuam no município também serão abordadas durante a campanha. Serão realizadas, ainda, palestras sobre o uso da faixa de pedestre.
 
Há um cronograma montado para disseminar a campanha. A partir de fevereiro, as escolas também serão abordadas com material específico. Foi confeccionada uma cartilha com dicas da Transita a serem entregues nas portas das instituições e aos pais que forem levar e buscar seus filhos. Haverá também palestras e atividades interativas para os alunos. Os professores, coordenadores e pedagogos do município também farão um treinamento a partir de abril de 2012.
 
A blitz educativa começou nesta quinta-feira e será realizada em pontos da cidade onde não há semáforos, para fazer com o que motorista realmente seja gentil ao parar para a travessia do pedestre na faixa. A princípio, segundo a chefe de seção de educação no trânsito, Luciana Amaral, a campanha será realizada nas terças e quintas-feiras até julho de 2012. “Após essa data será realizada uma avaliação dos resultados para saber se as ações devem ser intensificadas ou reduzidas e quais os efeitos a iniciativa já conseguiu”, disse.
 
Em datas especiais, em que há um maior fluxo de pessoas nas ruas, a campanha ocorrerá de segunda a sexta-feira de 10h às 19h. Do dia 22 a 24 de dezembro, a blitz acontecerá de 9h ás 19h30.
 
Locais da blitz educativa
Avenida João Pinheiro com Água Santa; avenida João Pinheiro (em frente ao Mercado Municipal), avenida Cristina Grazire; avenida Mauro Ribeiro (esquina com a rua Juca Machado); avenida Osório Sampaio (esquina com rua Prefeito Virgilino Quintão); avenida Carlos de Paula Andrade (esquina com Praça Acrísio); avenida das Rosas (esquina com Praça Acrísio); e rua Humberto Campos, no bairro Fenix.