Senac Itabira vai implantar curso técnico de enfermagem em 2020

A sala já está pronta, equipada e a previsão é que já no primeiro semestre do ano que vem, o Senac em Itabira ofereça o curso técnico de enfermagem para o Médio Piracicaba. Com duração de 18 meses, a formação exige estágio de mais 18 meses que pode ser feito durante ou posterior às aulas. […]

Senac Itabira vai implantar curso técnico de enfermagem em 2020
Sala do futuro curso técnico de enfermagem do Senac Itabira

A sala já está pronta, equipada e a previsão é que já no primeiro semestre do ano que vem, o Senac em Itabira ofereça o curso técnico de enfermagem para o Médio Piracicaba. Com duração de 18 meses, a formação exige estágio de mais 18 meses que pode ser feito durante ou posterior às aulas.

Segundo a diretora da Escola Senac Itabira, Míriam Martins dos Santos, a decisão de implantação do curso visa atender uma demanda detectada pela instituição na região. “Temos o Portal da Inteligência do Senac que atua de acordo coma necessidade da comunidade”, informa.

O Senac decide pela oferta de curso conforme a análise do mercado e, também, de acordo com a demanda direta dos parceiros. Os cursos corporativos são o melhor exemplo disso, em que a empresa e o Senac definem juntos as necessidades e como serão as aulas. “É um atendimento personalizado”, ressalta Míriam.

A diretora informa que, apesar de a maioria dos cursos do Senac demandarem um investimento, os custos são baixos já que a instituição não visa lucro.

Míriam (sentada ao centro) com a equipe Senac Itabira – Foto Divulgação

Histórico

O Senac está em Itabira desde 2003. O sucesso da atuação na cidade permitiu investir na ampliação da estrutura, o que possibilitou dobrar a capacidade de atendimento a partir de 2012.

“Além de contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, a instituição fomenta o desenvolvimento econômico da cidade e região”, diz Míriam. Em média, 500 alunos se formam por ano no Senac.

O Centro de Educação Profissional disponibiliza à comunidade cursos técnicos nos eixos gestão, informática e segurança, além de cursos livres e de MBA​​. Há, ainda, os cursos da aprendizagem comercial, especificamente para jovens de 14 a 24 anos, que buscam a oportunidade do primeiro emprego e estão vinculados a empresas.

 

Infraestrutura

A unidade possui infraestrutura para atender a comunidade itabirana e de outros municípios com oito salas de aula convencionais, uma biblioteca, dois laboratórios de informática, um laboratório de hardware e em projeto de finalização um laboratório de saúde.

“Nossa meta no ano de 2019 é entregar o laboratório de saúde devidamente equipado e iniciar o curso Técnico em Enfermagem em 2020, com a garra e determinação da equipe tenho certeza que este será realizado, propiciando capacitação de qualidade com reconhecimento certificação nacional”, declarou Míriam.