5 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Confira cinco orientações para conseguir um novo emprego depois de uma demissão

5 dicas para se recolocar no mercado de trabalho
5 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Um pedido de demissão mal planejado ou uma dispensa inesperada é um grande baque para quem busca uma carreira sólida. A boa notícia é que, apostando na qualificação e em passos estratégicos, você pode se recolocar rapidamente no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, dar uma verdadeira guinada na carreira profissional.

Confira cinco dicas essenciais para chamar a atenção no mercado de trabalho e conseguir um novo empego:

Mantenha o currículo atualizado

Para muitos processos seletivos, o currículo é o primeiro aspecto observado pelo empregador. Por isso, além de mencionar suas principais habilidades técnicas e relacionais, não perca a oportunidade de registrar os resultados profissionais, os treinamentos que concluiu e as qualificações teóricas

Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental – para potencializar suas habilidades e identificar os defeitos. Uma entrevista de emprego busca entender se você realmente se conhece e se sabe identificar o tipo de trabalho que desempenha melhor. Quando você é sincero ao identificar seus talentos e limitações, você otimiza a busca pelo emprego ideal.

O conteúdo continua após o anúncio

Qualificação na área desejada

Utilize os tempos livres para se qualificar na área de interesse.  A internet disponibiliza uma infinidade de ferramentas e cursos online para aprofundar o aprendizado na área desejada. Sempre que puder, também frequente os cursos, eventos e palestras presencias – a experiência se torna ainda mais dinâmica e você aumenta as chances de ampliar a sua rede de contatos

Faça network

Cuidar das suas redes de relacionamento profissional é justamente o próximo passo: ligue para seus conhecidos frequentemente e, com cuidado, fale sobre seus objetivos profissionais. Nunca implore por uma vaga ou indicação. Relate sobre o quanto está se qualificando para conseguir o novo emprego e seja objetivo quanto às suas expectativas de carreira.  Cultivar sua rede de contatos é algo que deve ser feito constantemente, não apenas quando for demitido.

Aposte nos perfis de empresa parecidos com o seu

Não se desemperre ao ponto de buscar e aceitar qualquer convite ou vaga. Quando você realmente se identifica com a empresa, com seus valores e processos internos, fica mais fácil conquistar a vaga e se ajustar nos afazeres do emprego depois que você passar na entrevista. A identificação do candidato com a visão, missão e valores da empresa é um dos aspectos mais valorizados pelo empregador.

Serviços relacionados