Confira cinco dicas para deixar seu home office mais produtivo

Especialista dá orientações valiosas para colaboradores que estão adotando o home office e cultura de colaboração para inovar durante a pandemia da Covid-19

Confira cinco dicas para deixar seu home office mais produtivo

Diante dos novos desafios impostos pela pandemia da covid-19, a doença viral transmitida pelo coronavírus, uma das principais alternativas encontradas pelas empresas foi a adoção do home office, quando o colaborador realiza seu trabalho de forma remota.

Mas, adaptar a rotina corporativa ao ambiente residencial não é uma tarefa tão simples quanto se imagina. Alguns colaboradores, pelos mais diversos motivos, podem diminuir o ritmo produtivo por conta da mudança, já que a presença dos filhos em casa, a facilidade de distração e até a preguiça podem ser alguns dos fatores que contribuem para a queda de ritmo.

Dicas

Para ajudar aqueles que irão entrar em quarentena e terão que conciliar família e trabalho no mesmo ambiente, Melina Alves, CEO da DUXcowokers, consultoria que utiliza UX (User Experience) e cultura de coworking para desenvolver startups e projetos inovadores, separou cinco dicas preciosas que irão ajudar a evitar a queda na produção durante esse próximo período. Confira abaixo quais são elas:

  1. Cultura Empreendedora: é preciso entender que seu chefe ou patrão também não tem culpa pela situação e ambos devem estar fazendo o melhor que podem diante desse grande desafio. Apoie na transformação digital do negócio que você trabalha, pois muitas ferramentas já estão no seu dia a dia. Você precisa apenas olhar para elas com olhos de empreendedor.
  1. Gestão de tempo: Você vai precisar planejar e adaptar sua rotina de casa com a rotina do trabalho. Crie lembretes, estabeleça limites e conecte-se aos seus pares de maneira a também respeitar o tempo deles. Pontualidade com os compromissos em grupo é essencial e, em caso de reuniões, é muito importante se preparar antecipadamente, de forma que elas sejam mais assertivas e focadas nas decisões relevantes aos participantes.
  1. Ferramentas: conheça e sempre busque novas ferramentas de trabalho que irá usar com os clientes e colaboradores para melhorar a experiência de interação remota. Instale-as antes de seus compromissos e treine para não se atrasar nos encontros ou projetos por conta da adaptação às tecnologias.
  1. Segurança da informação: as informações da empresa em que trabalha são sigilosas, assim como as do cliente. Privilegie o bom senso e não coloque em risco a sua carreira ou a empresa neste momento. Estamos vivendo um cenário de crise e qualquer novo impacto econômico pode colocar em jogo o trabalho de muitas pessoas. Para isto, vale checar a validade dos links compartilhados como uma forma de evitar riscos à segurança das informações.
  1. Adquira conhecimento: é um momento difícil, mas atravessaremos com muita colaboração. Empresas pequenas e profissionais autônomos podem aproveitar o período de reclusão para se profissionalizar e fazer cursos online gratuitos. Aproveite para vencer o vírus e sua carreira em tempos de digitalização avançada.
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