Conceição do Mato Dentro e região terão complexo educacional com universidades e escola privada

    O município de Conceição do Mato Dentro, localizado a cerca de 150 km de Belo Horizonte e onde está sendo implantado parte do Projeto Minas-Rio, da Anglo American, passará a contar em 2013 com um complexo educacional inédito na região, composto por uma unidade do Senai, um campus da Universidade do Estado de […]

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

O município de Conceição do Mato Dentro, localizado a cerca de 150 km de Belo Horizonte e onde está sendo implantado parte do Projeto Minas-Rio, da Anglo American, passará a contar em 2013 com um complexo educacional inédito na região, composto por uma unidade do Senai, um campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e uma escola privada.
 
O prédio do Ginásio São Francisco e a área ao seu redor irão abrigar o complexo educacional. A Anglo American reformou o prédio, que foi por muitos anos a escola mais tradicional de Conceição do Mato Dentro, em 2010 e o entregou à comunidade em 2011, em um investimento de R$ 3 milhões. A reforma já contemplava o complexo educacional, com espaço para abrigar o Senai e uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para cursos superiores à distância.
 
Parte do complexo já está em funcionamento. Desde maio de 2012, o Senai oferece, em parceria com a Anglo American, capacitação profissional para 155 alunos da região nos cursos de mecânico de equipamento de mina, operador de planta de beneficiamento, mecânico de instalações industriais, eletricista de planta de beneficiamento e mineroduto e soldador de instalações industriais. O 2º ciclo de cursos está previsto para ser iniciado no primeiro trimestre de 2013, com oferta de mais 150 vagas.
 
 Além disso, na área anexa ao ginásio, será construído o campus da UEMG. A instituição oferecerá em Conceição do Mato Dentro o primeiro curso de Agroecologia do Estado. A previsão é que a primeira edição do vestibular ocorra em julho de 2013.
 
 Escola privada
A  Anglo American também firmou parceria com a Mitra Diocesana de Guanhães no dia 30 de agosto para a construção de uma escola privada em Conceição do Mato Dentro, na área ao lado do Ginásio São Francisco. A Mitra fornecerá o espaço para a empresa em regime de comodato. Com proposta de ensino diferenciada, a instituição terá capacidade para um público de 600 a mil estudantes, do berçário ao ensino médio.
 
“Com essa parceria, além das que já foram firmadas para a oferta de um ensino de qualidade na região, damos um passo importante e reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento social de Conceição do Mato Dentro. A escola será destinada às crianças e jovens do município e será realizada, por meio da Mitra Diocesana de Guanhães, concessão de bolsas de estudo financiadas pela Anglo American”, ressalta o presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Paulo Castellari.
 
A instituição contará com 18 salas, três laboratórios, anfiteatro, biblioteca, salas de informática e artes, quadra poliesportiva coberta, piscina semi-olímpica, entre outras instalações.
 
As obras de terraplenagem para construção da escola foram iniciadas em agosto e as obras civis terão início em novembro de 2012. A previsão é de que a entrega do empreendimento ocorra em dezembro de 2013.
 
 Sobre o Projeto Minas-Rio
Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras e atingirá, em sua primeira fase, uma capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro. O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).
 
Sobre a Anglo American
 A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Johanesburgo. Seu portfólio de negócios abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos – cobre e níquel; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.
 
 A Anglo American adota os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades e promove o desenvolvimento sustentável nas comunidades próximas às suas regiões de atuação. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
 
 A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: Minério de Ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo, e o Sistema Amapá, em operação nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Santana; Níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; Fosfato (Copebrás), com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e Nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Serviços relacionados