Prefeitura promove Seminário de Informática Educacional
Após a solenidade de abertura, alunas da Escola Municipal José Gomes Vieira fizeram uma apresentação de dança
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu na segunda-feira, 2, o Seminário de Informática Educacional – Apropriação Pedagógica das Tecnologias Digitais. O evento, que aconteceu de 8h às 17h no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, buscou promover a circulação de informações e a visão de tendências junto aos professores da rede municipal.
No discurso de abertura, o prefeito Damon Lázaro de Sena destacou a importância das tecnologias para a humanidade e ressaltou a necessidade do cuidado ao utilizá-las. “Sabemos que a tecnologia está presente em qualquer atividade humana, desde os tempos remotos. No entanto, as tecnologias digitais são próprias da atualidade e devem estar disponíveis para o aprendizado dos alunos”, disse o prefeito.
Após a solenidade de abertura, alunas da Escola Municipal José Gomes Vieira fizeram uma apresentação de dança. Em seguida, foi a vez da palestrante Alessandra de Oliveira Reis abordar o tema “As tecnologias digitais como ferramenta pedagógica para a promoção da educação de qualidade”.
Depois da palestra, o seminário seguiu com a formação de uma mesa redonda composta por professores da rede municipal. Foram discutidos quatro temas: ‘um modelo de capacitação pedagógica em rede’, ‘o papel do Núcleo Tecnológico Municipal na apropriação tecnológica das tecnologias’, ‘a Informática Educacional como ferramenta integradora das disciplinas e seus conteúdos’ e ‘a utilização das tecnologias como meio de desenvolvimento da aprendizagem’.
Após as apresentações dos trabalhos, foram criados quatro grupos de discussão que propuseram ações de políticas na apropriação pedagógica das tecnologias. Durante a conclusão dos trabalhos, a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos avaliou as propostas e explicou as limitações, principalmente na gestão financeira, da SME. Além disso, Luciane Ribeiro também enfatizou a necessidade de capacitação dos profissionais da rede, situação esta, identificada nas propostas feitas pelos quatro grupos de discussão.
As propostas foram registradas e serão sintetizadas em um documento que, em breve, será enviado para as escolas para efetivação.
Participaram do seminário 95 profissionais da Educação (diretores, professores de informática e pedagogos). Os participantes avaliaram o evento como positivo e demonstraram satisfação pela oportunidade de participar da criação das propostas.







