Escolas municipais terão eleições diretas em Itabira
Para a secretária, esta ação é muito importante por conferir democratização às pessoas
As eleições para diretores das escolas municipais serão realizadas no próximo dia 30 de novembro, das 8h às 17. Na tarde da última quarta-feira, 13 de novembro, a secretária municipal de Educação, Luciane Ribeiro Cruz, convocou a imprensa local para esclarecimentos sobre o processo de escolha.
Na cidade, 19 escolas terão eleilções, entretanto, na zona rural não haverá o processo, pelo fato dessas unidades de ensino contarem com coordenadores para o gerenciamento e um diretor geral para todas elas. A Escola Marina Bragança, do bairro Monsenhor José Lopes, também não fará as eleições, pois já há um projeto específico para esta unidade de ensino. Os candidatos já montaram suas chapas. Apenas a escola Filomena Jardim não apresentou chapa. Neste caso, o prefeito de Itabira Damon Lázaro de Sena (PV), apresentará um candidato para gerir a escola.
Para a secretária, esta ação é muito importante por conferir democratização às pessoas. “A Secretaria entende que o processo favorece a democratização. O foco da eleição é a melhoria escolar. Isso é muito positivo por ensinar as pessoas a participarem da vida escolar”.
Após a eleição, a Secretaria de Educação promoverá um curso para dar suporte aos eleitos, para conhecimento da gestão escolar. As atribuições dos gestores são inúmeras: ele é o responsável legal pela escola, pela coordenação pedagógica, pela segurança dos alunos, pelas ferramentas de aprendizagem, gestão e outras. “É uma função de muita responsabilidade e de muito trabalho”, ressaltou Luciane.
Os diretores que não atenderem aos interesses da comunidade escolar podem ser destituídos do cargo.
Quem pode votar
Podem votar alunos acima dos 16 anos, pais de alunos e profissionais da escola. Eles devem levar pelo menos um documento com foto ao local das eleições. Os gestores escolares eleitos atuarão a partir do dia 2 de janeiro de 2014, até 2017. Caso não haja 51% dos votos válidos, haverá um segundo turno, previsto para o dia 7 de dezembro.







