Unifei inicia curso voltado à construção civil
Secretário municipal de Obras Sebastião Lourenço Ayres (representando o prefeito Damon Lázaro de Sena)
Na noite de segunda-feira, 29 de setembro, foi iniciado o curso de aperfeiçoamento de mão de obra da construção civil. A qualificação é promovida pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira, com o apoio da Prefeitura, que está disponibilizando ônibus (42 viagens) para conduzir os alunos durante o curso. O auditório da Unifei ficou lotado para o início das atividades.
Estiveram presentes na abertura o coordenador dos cursos de extensão da Unifei Rafael Balbino Cardoso, o secretário municipal de Obras Sebastião Lourenço Ayres (representando o prefeito Damon Lázaro de Sena) e o coordenador do curso Carlos Augusto de Souza Oliveira. Após os pronunciamentos, houve uma palestra com o engenheiro Leônidas Araújo, da empresa Lafarge Cimento.
A qualificação ocorre pelo quarto ano consecutivo e é voltada a pedreiros, encarregados de obras, estudantes do curso superior de Engenharia ou Técnico em Edificações, arquitetos, engenheiros e demais pessoas ligadas à área. Serão oferecidas aulas teóricas e práticas sobre técnicas e novas tecnologias empregadas na construção civil, além de dicas sobre segurança no trabalho. Instalações elétricas prediais, leitura de projetos arquitetônico e estrutural, tijolos ecológicos, impermeabilização de construções, acessibilidade em edificações e controle tecnológico de blocos de concreto serão alguns dos temas abordados.
O coordenador Carlos Oliveira informou que o objetivo do curso é qualificar a mão de obra local, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. “Além disso, essa iniciativa abre a porta da universidade para os itabiranos. Os alunos têm a oportunidade de utilizar os laboratórios da instituição durante as aulas práticas”, acrescentou. As atividades serão ministradas na Unifei até o mês de novembro.








