Unifei firma parceria com empresa para produzir energia solar fotovoltaica
Projeto simboliza uma das primeiras parcerias firmadas entre a Unifei e a iniciativa privada
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, firmou uma parceria com a empresa Campos da União Empreendimentos Imobiliários Eireli (EPP) visando o desenvolvimento de um projeto de energia solar fotovoltaico. A ideia do projeto é fornecer energia elétrica ao condomínio Campos da União, em Nova União, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O condomínio tem aproximadamente 50 casas.
Todas essas residências serão abastecidas com energia solar. A parceria foi firmada no último dia 11 de junho. Na solenidade de assinatura do acordo, participaram o vice-prefeito de Itabira, Reginaldo Calixto; o coordenador do projeto e professor da Unifei, Rafael Balbino Cardoso; o vice-diretor do campus Itabira, José Eugênio Lopes; o contratante da parceria, Marcos Gualberto Drumond; e a equipe da empresa Campos da União.
Segundo o professor Rafael, o projeto simboliza uma das primeiras parcerias firmadas entre a Unifei e a iniciativa privada. “Parcerias como esta permitem a contribuição da universidade para o desenvolvimento econômico, tecnológico, social e ambiental da comunidade, além de trazer benefícios para alunos da Unifei que estarão envolvidos no desenvolvimento do projeto”, disse. Os estudantes são remunerados com bolsas de pesquisa.
Energia solar fotovoltaica
Energia fotovoltaica é a energia elétrica obtida a partir de luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados. Todavia, quanto maior a intensidade de insolação, maior será a eletricidade produzida. O sistema solar fotovoltaico é diferente do sistema coletor solar térmico, no qual os raios de sol são usados para gerar calor, geralmente para água quente na casa, piscina e ambientes.







