2ª Feira de Estágios da Unifei aproxima o estudante do mercado de trabalho

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, realizou nesta quinta-feira, 23 de maio, a segunda edição da Feira de Estágios em Engenharias de Itabira (FEEI). Uma intensa programação foi preparada para aproximar o estudante do mercado de trabalho. Durante todo o dia foram realizadas palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversa. Cerca de 800 […]

2ª Feira de Estágios da Unifei aproxima o estudante do mercado de trabalho
Foto: Thamires Lopes/DeFato Online

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, realizou nesta quinta-feira, 23 de maio, a segunda edição da Feira de Estágios em Engenharias de Itabira (FEEI). Uma intensa programação foi preparada para aproximar o estudante do mercado de trabalho. Durante todo o dia foram realizadas palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversa.

Cerca de 800 alunos se inscreveram para participar da FEEI que contou com a participação de mais de dez empresas regionais e nacionais. Pelo menos 20 vagas de estágio foram ofertadas. De acordo com a professora Tábata Fernandes Pereira, coordenadora de estágios do curso de Engenharia de Produção, a ideia da feira é aproximar os alunos das empresas.

Ela conta que a primeira edição do evento, realizada no ano passado, teve uma boa receptividade, o que levou a Unifei a repetir o projeto em 2019. A intenção é perpetuar o evento e fazê-lo crescer cada vez mais. “A proposta é também desmascarar a ideia que se tem do mercado de trabalho. Às vezes o aluno fica com muito medo, achando que o mercado é um leão que vai engoli-lo. Então, proporcionamos essa aproximação para que o aluno perca esse medo e se prepare melhor para o futuro”, afirmou Tábata Pereira.

Nos mini cursos destes ano, o aluno é ensinado a como se preparar para o mercado, tanto tecnicamente quanto conceitualmente.

Foto: Thamires Lopes/DeFato Online

Ensino prático

A Feira de Estágios em Engenharias também acontece em Itajubá, onde o evento está em sua 14ª edição. “A feira cresce a cada ano, assim como o número de empresas participantes. A gente gostaria e acredita que em Itabira vai acontecer da mesma maneira. Além do aspecto dos alunos conhecerem o mercado de trabalho, nós somos uma universidade muito empreendedora”, declarou o chefe de gabinete da Unifei, professor José Arnaldo Barra Montevechi.

A Unifei, historicamente, sempre atuou em conjunto com o desenvolvimento do país, contribuindo para o salto de um Brasil predominantemente agrário, em 1913, para a era do conhecimento científico e tecnológico dos dias atuais. Em seus mais de 100 anos, sempre se voltou para o ensino prático.

“A ideia de trazer as empresas para dentro da universidade é muito boa. No futuro, nossos alunos estarão nestas empresas ajudando-as a se manter diante um mercado competitivo. Então, quanto mais cedo eles conhecerem o mercado que vão se inserir, acredito que mais sucesso eles vão ter. Isso faz parte da formação do nosso aluno”, ponderou José Arnaldo.

A coordenadora da Feira de Estágios em Engenharias de itajubá também veio participar do evento em Itabira e trocar experiências com a Tábata Pereira. A ideia é que a feira seja similar, tanto no campi sede, quanto em Itabira. “Em Itajubá temos treinamentos para entrevistas em inglês, por exemplo, e talvez podemos trazer para cá. Temos um esquema para que as empresas nos ajudem financeiramente no evento. Então, essas coisas, com o passar do tempo e a proximidade das duas coordenadoras, acho que isso vai acontecer naturalmente”, disse o chefe de gabinete da Unifei.

Foto: Thamires Lopes/DeFato Online

Estágio obrigatório

Nos últimos anos dos cursos de engenharia da Unifei o estágio é obrigatório. Sem ele os alunos não se formam. “Essa feira ajuda a entender como é um estágio, como o aluno deve se comportar quando for entrevistado, como é a dinâmica das empresas. Então, traz muitos benefícios para os discentes. Espero que os alunos entendam sua importância”, frisou o diretor geral do campus da Unifei em Itabira, professor José Eugênio Lopes de Almeida.

Confira a galeria de fotos da 2ª Feira de Estágios em Engenharias de Itabira (FEEI):

[foogallery id=”186964″]