Inep encerra inscrições para Encceja Nacional PPL nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até às 23h59 desta sexta-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para detentos e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL 2019). As inscrições para participar da prova do […]

Inep encerra inscrições para Encceja Nacional PPL nesta sexta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até às 23h59 desta sexta-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para detentos e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL 2019).

As inscrições para participar da prova do Encceja Nacional devem ser feitas diretamente em cada unidade prisional ou socioeducativa cadastrada no Inep. Os candidatos que estiverem em busca do certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

 Sobre a prova do Encceja PPL 2019

O Encceja Nacional PPL será aplicado em quatro módulos com provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha e será aplicada entre os dias 8 e 9 de outubro. O Encceja é formado por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Para conseguir a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para obter o certificado do ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Devem participar da prova os brasileiros que não concluíram os estudos e que estão em situação de privação de liberdade.

Qual a importância do Encceja PPL 2019?

O exame, aplicado pelo Inep, é destinado àqueles que não concluíram os estudos na idade adequada e serve como oportunidade de obter os certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

O certificado de conclusão do ensino médio é essencial para conquistar boas oportunidades profissionais e também requisito para participar do ENEM, prova obrigatória para participar do Sisu, sistema que seleciona estudantes para universidades públicas, e a nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio é também usada para conceder bolsas de estudo em instituições particulares no Programa Universidade para Todos (ProUni).