Pandemia faz disparar transferência de alunos de escolas particulares para públicas
Em crises econômicas é comum que as famílias façam trocas na educação das crianças e adolescentes para opções mais em conta ou gratuitas.
Em crises econômicas é comum que as famílias façam trocas na educação das crianças e adolescentes para opções mais em conta ou gratuitas. Com a pandemia do novo coronavírus, as transferências de escolas particulares para públicas dispararam.
De acordo com Ademar Batista Pereira, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), a perda de matrículas cresceu desde o início da quarentena. “Nos últimos 4 meses, perdemos entre 1% e 2% dos alunos – quando, até a crise, ganhávamos de 2% a 3% de alunos por ano”, ressaltou.
As escolas particulares tinham matriculados 9 milhões de estudantes do ensino infantil ao ensino médio, segundo dados do Censo Escolar 2019. No entanto, o que se espera para o segundo semestre de 2020 e também para 2021 é que as mudanças desses alunos para escolas estaduais e municipais cresçam ainda mais.


