Câmara pede que Sine exija título de eleitor às pessoas que procuram emprego em Itabira

A estratégia do vereador é tentar barrar desempregados de outras cidades que vem à cidade à procura de trabalho

Câmara pede que Sine exija título de eleitor às pessoas que procuram emprego em Itabira
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Uma indicação despachada na Câmara de Vereadores de Itabira pede ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) que exija o título de eleitor de quem procura trabalho na cidade. A proposta, do vereador Weverton Júlio de Freitas Limões, o Nenzinho (PMN), é que o órgão filtre os moradores de Itabira e garanta prioridade desse público nas contratações de empreiteiras e outras empresas.

A indicação foi lida na reunião ordinária do Legislativo dessa terça-feira, 8 de maio, e ocorre após a audiência pública realizada no último dia 2, que recebeu na Casa representantes da Vale, Prefeitura e Sine, associação comercial e câmara de dirigentes lojistas, para debater empregabilidade.

Na ocasião, o público cobrou da mineradora que dê prioridade a itabiranos em vagas de emprego e implante filtros de seleção mais eficazes. Ocorre que, conforme denúncias da comunidade, desempregados de outras cidades e estados se instalam em Itabira e usam contas de energia de repúblicas e outros endereços de aluguel para se inscreverem às vagas de emprego.

O conteúdo continua após o anúncio

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, responsável pelo Sine, citou que a pasta busca soluções para garantir ampla participação de itabiranos na concorrência pelas oportunidades de trabalho.

Agnaldo “Enfermeiro”, do PRTB, endossou o pedido de Nenzinho e sugeriu que o Sine exija também comprovantes de cadastro no Programa Saúde da Família (PSF). A burocracia, no entendimento do vereador, é importante para limitar “forasteiros”.

A indicação é um documento legislativo que sugere a outro Poder que adote providências sobre determinado assunto.

Serviços relacionados