Inscrições para cursos técnicos do Senai vão até a próxima sexta-feira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Minas Gerais está com as matrículas abertas para cursos técnicos até a próxima sexta-feira (19). São 5.813 vagas disponíveis em 34 cursos ofertados em 58 escolas em todo o estado. Os cursos têm duração de 18 meses e o custo médio das mensalidades é de R$ 300. Os interessados devem estar […]

Inscrições para cursos técnicos do Senai vão até a próxima sexta-feira
Senai está com inscrições abertas para cursos técnicos – Foto Arquivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Minas Gerais está com as matrículas abertas para cursos técnicos até a próxima sexta-feira (19). São 5.813 vagas disponíveis em 34 cursos ofertados em 58 escolas em todo o estado.

Os cursos têm duração de 18 meses e o custo médio das mensalidades é de R$ 300. Os interessados devem estar matriculados ou ter concluído o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não existe prova de seleção. Serão classificados os inscritos dentro do limite de vagas.

Confira cursos disponíveis em cidades da região

Em Itabira

  • Técnico em eletromecânica
  • Técnico em mecânica
  • Técnico em soldagem

Em Barão de Cocais

  • Técnico em eletromecânica
  • Técnico em metalurgia
  • Técnico em segurança do trabalho

Conceição do Mato Dentro

  • Técnico em administração
  • Técnico em mecânica

O edital com a lista completa de cursos, vagas disponíveis e valores das mensalidades para cada município, dentre outras informações, estão disponíveis no site http://www.senaimg.com.br/cursostecnicos/.

A IMPORTÂNCIA DO CURSO TÉCNICO

A qualificação técnica ensina e desenvolve competências de um determinado perfil profissional, responsáveis por atividades mais estratégicas, cada vez mais demandadas no mercado de trabalho. O Senai prevê um cenário econômico positivo para os próximos anos e, associado a isso, as novas tecnologias vão impulsionar o desenvolvimento de diversos segmentos, principalmente a indústria.

Nesse contexto, a instituição ressalta que cursos técnicos se mostram como oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho, encontrando a qualificação necessária para atuar na indústria do conhecimento, com foco na inovação e na tecnologia.

“O aluno formado no curso técnico do Senai é capaz de liderar equipes e produzir inovações tecnológicas em diversas áreas. Não é por acaso que ele é cada vez mais valorizado, uma vez que a modalidade combina o conhecimento geral, a teoria e as práticas específicas”, destaca a instituição.

PROFISSÕES DO FUTURO

O Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 realizado pelo Senai  levantou novas profissões a serem criadas. O estudo identifica as tecnologias emergentes específicas (TEEs) que, entre cinco e dez anos, serão responsáveis por alcançar até 70% das necessidades industriais. O Senai ressalta que a indústria 4.0, com toda a transformação digital e automação que a acompanha, produz oportunidades de empregos, mesmo que eles não sejam os mesmos conhecidos de anos atrás.

A pesquisa ouviu industriários, especialistas de cada setor, sindicatos e universidades. Por fim, considerou que serão oito as áreas que sofrerão maior impacto: alimentos e bebidas, automotivo, construção civil, têxtil e vestuário, tecnologias da informação e comunicação, máquinas e ferramentas, química e petroquímica, e petróleo e gás.

Alimentos
Para atender aos padrões exigidos de qualidade, a indústria de alimentos vai demandar profissionais com formação técnica. Confeiteiros, padeiros e técnicos em alimentos devem se capacitar para ocupar este espaço nas indústrias.

Metalmecânica
Com a retomada do crescimento e o aumento do poder aquisitivo, as indústrias devem estar preparadas para atender às demandas de consumo. A procura por eletrodomésticos e outros bens produzidos nas indústrias de metalomecânica vão estar em alta.

Automotivo
O mecânico de manutenção de veículos é o profissional que terá maior oferta de vagas no mercado de trabalho até 2020 dentre os profissionais de cursos técnicos. Além dessa, outras profissões, como o de eletricista de automóveis, também irão demandar muitos trabalhadores.

Construção Civil
A recuperação do setor de construção de edifícios e de obras de infraestrutura nos próximos anos promoverá uma grande procura por técnicos em edificações e outras áreas.Indústria da Moda
Costureiros industriais, desenhistas de moda, costureiros de calçados e modelistas são só alguns dos profissionais de nível de qualificação técnica que devem ter melhores chances no setor.

Energia 
Graças ao esperado crescimento do investimento privado em indústrias do setor nesse período, eletricistas industriais, eletricistas prediais e montadores de painéis elétricos serão demandados.Tecnologia da Informação
Com o avanço tecnológico, os profissionais ligados à tecnologia e inovação terão espaço em praticamente todas as áreas de trabalho.