5 erros que você deve evitar na hora de começar a investir

Você não quer perder seu suado dinheiro por detalhes que poderiam ter sido diferentes na hora de começar a investir, não é mesmo?

5 erros que você deve evitar na hora de começar a investir

Investimentos, poupar, aplicar e outros termos ligados à educação financeira são temas da moda nos dias atuais. Cada vez mais, o cidadão tem acesso a um leque de conteúdos com dicas, ensinamentos e modelos a serem seguidos, seja na internet ou em cursos presenciais. Muita gente, porém, ainda age por impulso e corre o risco de perder dinheiro ao começar a investir.

[leiamais]

Optar por começar a investir é uma decisão que requer cuidados. Especialmente nas opções de alto risco, a frustração pode ser uma companheira contumaz. Para minimizar essa possibilidade, há alguns detalhes que devem ser observados. A seguir, listamos cinco erros bem frequentes que você precisa evitar caso queira se dar bem no mundo dos investimentos. Confira!

– Investir a esmo

Já saiu de casa alguma vez sem saber para onde ir, rodou, rodou e no fim das contas percebeu o quanto perdeu de tempo e combustível procurando um lugar legal? Tudo não seria mais fácil e menos custoso se tivesse decidido primeiro o destino? Pois é, com os investimentos é a mesma coisa.

Investir a esmo, sem saber aonde quer chegar, torna as coisas mais complicadas. Não caia nessa. Defina suas metas. Só assim vai conseguir desenhar a melhor estratégia e os melhores meios para conseguir o que almeja.

– Apostar tudo numa só ficha

Aqui vale uma comparação com o Poker, por exemplo. Quantos jogadores já não perderam tudo porque se agarraram a uma carta que nunca saiu? Da mesma forma, no mundo dos investimentos é muito perigoso colocar todo o dinheiro no lugar só.

O conteúdo continua após o anúncio

Diversificação é a palavra de ordem. Distribua seus investimentos em diferentes modalidades, equilibre os riscos e faça contas sobre o retorno esperado. Assim, não ficará tão suscetível às variações inevitáveis do mercado.

– Agir de supetão

Esqueça os achismos. Todo e qualquer passo no mundo dos investimentos deve ser bem calculado. Agir de supetão, baseado em palpites ou instinto, pode lhe custar muito caro, literalmente. Tenha consigo análises bem fundamentadas e recomendações de quem entende do assunto.

– Deixar seu dinheiro ao léu

Você já deve ter ouvido por aí que “o olho do dono é que engorda o gado”. Faz todo o sentido também para os investimentos. Ora, se seu dinheiro foi conquistado a custo de muito esforço, por que você não vai cuidar bem dele mesmo depois de tê-lo aplicado? Fique atento e acompanhe de perto! Só assim conseguirá notar alguma situação fora do previsto e mudar a rota antes do desastre.

– Se achar o sabichão

Está começando agora? Então calce as sandálias da humildade e peça ajuda para quem tem mais conhecimento. Não tenha vergonha de admitir que está com dificuldades. A ajuda de agora pode significar os bons frutos do futuro. Use e abuse das dicas e consultorias.

Lembre-se também de não parar nunca a busca por mais conhecimento. O mundo dos investimentos é intenso e sofre constantes mudanças. Esteja atento e atualizado. Aí é só colocar tudo em prática e conferir os resultados. Mãos à obra!

Serviços relacionados