Comerciantes itabiranos falam sobre expectativa para vendas de Natal
Comerciantes itabiranos falam sobre expectativa para vendas de Natal
Setor comercial é um dos mais fortes em Itabira e movimenta muita a economia local
Por: Redação DeFato Online
|
21/12/2020 às 18h08
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio
O Natal é uma das melhores datas de vendas para o comércio varejista. Trata-se de um período de confraternizações, mundialmente comemorado com trocas de presentes. Movidos pelo apelo emocional da data, os consumidores são envolvidos por um clima festivo e de convívio, criando um momento positivo e de grandes expectativas.
A data tem como característica a multiplicação de efeitos, pois movimenta diversas cadeias produtivas, permitindo que cada uma oportunize o seu negócio. E diante disso surgiu uma dúvida: quais são as expectativas dos comerciantes itabiranos para este Natal?
Um dos pontos mais fortes de Itabira é o setor comercial. Contando com lojas diversas, a cidade é destaque em variadas categorias como: moda, esporte, lazer, presentes, eventos, óticas, cama, mesa, banho, decoração. Enfim, a lista é longa.
No mercado itabirano há quase 17 anos, a Carolina Modas, uma das mais tradicionais no segmento fashion da cidade, tem expectativas muito positivas para as vendas do final de ano.
De acordo com a proprietária da loja, Carolina Lage, apesar de tudo, 2020 surpreendeu de forma assertiva. Ela observou que as vendas de dezembro, em comparação às vendas no mesmo mês em 2019, aumentaram consideravelmente.
“Eu analisei os nossos resultados do dia primeiro a 18 dezembro em 2019 e depois fiz o mesmo com 2020 e percebi um aumento de 25%. O que é muito satisfatório”, contou.
Foto: Carolina Modas
Carolina também ponderou que, no geral, o ano de 2020 trouxe retorno apreciável. E credita isso ao trabalho que ela, junto da loja, vem desenvolvendo nas redes sociais. Presença ativa, ela acredita que um bom relacionamento com o público é a melhor forma de engajamento.
“Eu abro e fecho a loja, eu estou sempre presente nas redes sociais. Faço questão dos grupos de whatsapp. Meus colaboradores estão sempre me ajudando. E é exatamente isso que faz a diferença, pois hoje, além de vender muito para Itabira, eu também vendo muito para outras cidades”, destacou a proprietária.
Realmente, o engajamento e a divulgação são a alma do negócio. E o proprietário da Itaótica, Filipe Macedo Rodrigues sabe bem disso. Mesmo à frente de um segmento em que as vendas não variam tanto nesta época do ano, o investimento nas divulgações tem sido prioridade. E tem dado resultado.
“Estamos focando em ações promocionais e reforçando a marca nas cidades nas quais atuamos. Até porque, o mercado está aquecido e estamos com um crescimento de 45% em relação a 2019, espero que se mantenha assim”, disse.
Com mais de 24 anos no mercado, a Itaótica é referência quando o assunto são óculos e armações. Do moderno ao clássico, passando pelo casual, a loja trabalha marcas diferentes e aclamadas pelo público, principalmente com a Ray Ban.
Foto: Itaótica
Previsões para a economia brasileira
A retomada da economia no Brasil é puxada pelo agronegócio. A alta do dólar favorece as exportações e o setor segue como carro-chefe da economia brasileira, assim como o de tecnologia, que teve um crescimento muito forte por causa da pandemia e que seguirá em expansão nos próximos meses. A redução histórica da taxa Selic também deve impulsionar os setores que dependem do crédito, como o imobiliário, que vive seu maior boom em relação aos últimos anos, o automotivo, bastante prejudicado por causa da Covid-19, e o de infraestrutura.
Segundo economistas, os setores de varejo e de material de construção apresentam ótima recuperação nas vendas, alavancados pelo auxílio emergencial fornecido pelo governo. Com as recomendações para ficar em casa, o consumo de bens supérfluos e de materiais para reformas cresceu, porque as pessoas se dedicaram a cuidar de seus lares.