Copa Luiz Miranda marca retorno do futebol amador em Itabira

Evento teve início neste domingo (24), no Estádio Israel Pinheiro

Copa Luiz Miranda marca retorno do futebol amador em Itabira
Foto: Divulgação PMI
O conteúdo continua após o anúncio


Organizada pela Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), com o apoio da Prefeitura de Itabira, a cerimônia de abertura da Copa Luiz Miranda aconteceu no estádio Israel Pinheiro neste domingo (24).

Estiveram presentes o presidente da Lifa, Ricardo de Freitas; do presidente do Valério, João Mário de Brito; do prefeito da cidade, Marco Antônio Lage; da secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerdado; deputado estadual Bernardo Mucida; dos vereadores Weverton Andrade e Juber Madeira, jogadores e técnicos dos times Ivipa e Santa Maria, além de torcedores.

De volta

O evento marca a volta dos jogos do futebol amador em Itabira. De acordo com Natália Lacerda, faz mais de três anos que a categoria não recebia incentivo do poder público. As negociações para a retomada do esporte em Itabira começaram em janeiro deste ano, quando a secretária assumiu a pasta de Esportes, Lazer e Juventude, até então desativada nos últimos anos.

“Este evento é muito simbólico. Mesmo neste formato mais curto. Quando nos reunimos pela primeira vez com a Lifa, não tínhamos perspectiva, pois não sabíamos como a pandemia evoluiria. Então, conseguir chegar neste final de ano e entregar à comunidade a retomada do futebol amador depois de mais de três anos parado – e não só por causa da pandemia, mas também por falta de incentivo passado – tem um significado muito importante para todos nós”, comentou a secretária.

Em pauta

Natália Lacerda disse ainda que o Município já está trabalhando para que no próximo ano o Campeonato Amador tenha duração de oito meses e que o esporte seja fomentado durante todo a temporada.

“É um trabalho um pouco mais elaborado. Pretendemos também ativar o projeto ‘Cada campo uma escolinha’, com o objetivo de fazer a retroalimentação dessas gerações futuras para manter o futebol amador culturalmente na cidade”, explicou a secretária municipal.

Após a cerimônia, Marco Antônio Lage, Natália Lacerda e Ricardo Freitas deram o pontapé inicial da partida entre Ivipa e Santa Maria. O prefeito ainda lembrou seus tempos de jogador no São Cristóvão e fez um gol em uma cobrança de pênalti.

“Este é um aquecimento para que, a partir do ano que vem, tenhamos um futebol amador mais organizado, com 28 clubes e mais de 800 atletas envolvidos. Além do benefício para os atletas e os envolvidos no universo do futebol, a retomada do esporte aquece a economia informal e proporciona lazer para a comunidade que tem o futebol amador como entretenimento aos domingos. Nosso projeto é que cada time amador tenha sua escolinha de base para que envolva crianças e adolescentes. Com isso vamos fazer com que o esporte seja um grande instrumento de educação, cidadania e inclusão social em nossa cidade”, disse o prefeito.

A Copa Luiz Miranda seguiu durante a manhã de domingo com três partidas. Além do confronto inaugural, entre Ivipa e Santa Maria, também se enfrentaram Bela Vista e São Lourenço, no Israel Pinheiro. No campo do Vila Nova houve a partida entre o Vila Nova e Santa Ruth. Já no do Grêmio, os donos da casa encararam o União.

Em tempo

A Copa de Futebol Amador Luiz Miranda, é uma realização da Lifa e conta com o apoio da Prefeitura de Itabira. Criado para ser um “esquenta” para o Campeonato de Futebol Amador de 2022, o evento abrange dez clubes – dos 28 existentes – com jogos nos campos do VEC, Grêmio e Vila Nova. A Copa é dividida em três fases:

Fase Classificatória: os dez times foram divididos por sorteio, em duas chaves com cinco equipes em cada. Chave A: União, Grêmio, Ivipa, Campestre e Santa Maria. Chave B: Santa Vila Nova, Bela Vista, River e São Lourenço. Jogarão dentro das chaves em turno único, ficando classificadas as duas mais bem colocadas de cada chave, respeitando os critérios de desempate, se necessário.

Fase Semifinal: o time classificado em primeiro lugar na Chave A enfrentará o segundo lugar da Chave B. Do mesmo modo, a equipe primeira colocada de B enfrentará a segunda de A, ficando classificados as duas vencedoras. Em caso de empate, as disputa vai para os pênaltis.

Fase Final: os dois times vencedores da fase semifinal jogarão a final. Em caso de empate no tempo normal, disputa por pênaltis.

*Release enviado pela Prefeitura de Itabira

MAIS NOTÍCIAS