Copasa pretende fazer mutirão para cadastrar famílias carentes de Conceição na tarifa social

A orientação para tal mobilização partiu do relatório de fiscalização feito pela Arsae/MG

Copasa pretende fazer mutirão para cadastrar famílias carentes de Conceição na tarifa social
Foto: Carol Vieira/DeFato

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está se preparando para fazer um mutirão em Conceição do Mato Dentro para cadastrar famílias carentes na tarifa social. A inciativa foi motivada após o relatório de fiscalização da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG) apontar descumprimento do programa no município. A empresa terá que orientar os moradores sobre os critérios necessário para aderirem à tarifa social.

Apesar de não ter data marcada para acontecer a mobilização, a Copasa já entrou em contato com o município para mapear lideranças da comunidade. Assim, a empresa pretende planejar a ação, respeitando as restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o vereador  Sidinei Seabra da Silva (PCdoB), a Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro recebe muitas reclamações de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Estas pagam valores exorbitantes nas contas de água, segundo ele. “A gente recebe muita reclamações de famílias que não tem condições, que não  trabalham e só tem como renda o Bolsa Família. Assim, tem contas que chegam a valores de R$900 a R$1.000, e claro que essas famílias não possuem condições de pagar”, afirma o vereador.

Tarifa Social

A tarifa social é um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Na Copasa, o benefício reduz em até 40% as faturas dos serviços de água e esgoto. Para aderir ao programa é necessário estar cadastrado no banco de dados da empresa como unidade usuária classificada como residencial. Além disso, as famílias precisam estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais. Elas também precisam ter uma renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo.

Dessa forma, caso atenda aos critérios, as famílias precisam comparecer a uma agência de atendimento da Copasa para o cadastramento, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), código familiar (consta no documento denominado Folha Resuma Cadastro Único) e última conta de água/esgoto. Contudo, com a pandemia de coronavírus, os usuários deverão acessar o Fale Conosco e solicitar a Tarifa Social, incluindo como anexos os documentos digitalizados acima mencionados.

+ Confira a cartilha com todas as informações sobre a tarifa social da Copasa. 

cassino criptomoedas