Covid: UTI’s em Itabira tem 61% de ocupação, mas apenas cinco novos casos são registrados

Ainda assim, bares e restaurantes são autorizados a funcionar uma hora a mais na cidade

Covid: UTI’s em Itabira tem 61% de ocupação, mas apenas cinco novos casos são registrados
Foto: SECOM/PMI
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira registrou, neste domingo (19), apenas cinco novos casos da Covid-19. Com isso, o município chega a 18.185 contaminados desde o início da pandemia. Nenhuma morte foi constada no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, na noite de hoje.

Porém, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na cidade manteve índice de crescimento, marcam 61%. Os de enfermaria estão com 17% de sua ocupação preenchida. No total, são 35 pacientes seguem internados com Covid-19 nos centros hospitalares de Itabira.

Desde o começo da pandemia, Itabira registrou 335 óbitos causados pelo coronavírus. Em contra partida, 17.602 pessoas se recuperaram da doença. Atualmente, 217 cumprem isolamento domiciliar – ou porque testaram positivo e apresentam sintomas leves, ou porque ainda aguardam o resultado da testagem.

Novas medidas de flexibilização

Na noite desse sábado (19), a Prefeitura de Itabira autorizou a prorrogação do horário de atendimento dos bares e restaurantes na cidade. Agora, esses estabelecimentos poderão funcionar até às 23h30, com uma tolerância de meia hora para o encerramento dos trabalhos.

A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) do município, que trata das deliberações relativas à Covid-19. Eles acreditam que, com a manutenção de Itabira na Onda Verde do programa Minas Consciente pela segunda semana consecutiva, já é possível tomar novas medidas de flexibilização para o setor.

O decreto 1.017/2021 foi publicado ainda sábado pela Prefeitura de Itabira. Há ainda outras mudanças relevantes no decreto. O documento também permite que os bares e restaurantes recebam até 50% da capacidade total, desde que obedeçam ao distanciamento obrigatório de 2 metros entre mesas.

A Prefeitura de Itabira fez questão de deixar claro que as novas regras valem apenas para o período em que vigorar a Onda Verde no município. Uma eventual regressão implicará em novas medidas mais restritivas. Além disso, os fiscais de Postura seguem fiscalizando os estabelecimentos.

MAIS NOTÍCIAS