Cuidado com a chuva! Inmet emite alerta com alto risco cidades da região

Entre os perigos listados pelo Instituto de Meteorologia estão alagamento, transbordamento de rio e deslizamento de encosta

Cuidado com a chuva! Inmet emite alerta com alto risco cidades da região
Foto: Tatiana Linhares / DeFato Online

Nessa segunda-feira (6), o estado de Minas Gerais amanheceu com chuva em todas as regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sete alertas para a maior parte dos municípios mineiros. Itabira figura entre as cidades listadas em zona de grande risco, bem como Belo Horizonte e diversas outras cidades da região.

Para elas, o Inmet prevê grande volume de chuva, superior a 60mm/h, podendo chegar a mais de 100mm/dia. Além disso, há chances de grandes alagamentos; transbordamentos de rios; e deslizamentos de encostas. Junto com a chuva, os moradores dessas cidades também podem esperar por transtornos causados pelos ventos.

Entre as cidades listadas estão: Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Horizonte, Betim, Bom Jesus do Amparo, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Confins, Contagem, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Nova Era, Nova Lima, Nova União, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, entre outras.

Defesa Civil

Por meio de nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), informou que está atenta aos alertas meteorológicos e tem colocado à disposição todo o efetivo da Defesa Civil Estadual para apoiar os municípios mineiros em caso de necessidade.

“Vale ressaltar, que a Cedec trabalha em apoio aos municípios, quando solicitado por eles. A Cedec segue à disposição dos municípios para apoiar as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) caso seja necessário”, informa a nota.

Além disso, a Cedec reforçou que mantém um plantão em condições de apoiar as Compdecs, 24h por dia, para que possa deslocar equipes para atuar in loco, caso seja necessário. A Defesa Civil Estadual também disponibiliza materiais de ajuda humanitária, como por exemplo, colchões, kits de higiene, limpeza e roupas, dentre outros, Em situações estremas causadas pela chuva.

MAIS NOTÍCIAS