Decreto impõe quarentena a quem chega em Conceição do Mato Dentro 

De acordo com a nova regra, pessoas que ingressarem no município serão notificadas nas barreiras sanitárias

Decreto impõe quarentena a quem chega em Conceição do Mato Dentro 
Foto: Prefeitura de CMD

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, publicou nessa quarta-feira (13) novo decreto com medidas de prevenção ao novo coronavírus. Na norma recém-editada, chama atenção o artigo 7º, que define como obrigatório o isolamento social de sete dias para as pessoas de outras cidades que chegarem ao município. Esses visitantes serão notificados nas barreiras sanitárias instaladas nas rodovias e vias de acesso à Conceição.

Confira o decreto completo aqui.

Dessa forma, pessoas que estiverem vindo de outras cidades serão avaliadas pelos servidores em exercício nas barreiras sanitárias. De acordo com o preenchimento do termo de notificação feio pelo servidor, os ingressos serão orientados a procurar um médico ou cumprir um isolamento social ainda maior que os sete dias obrigatórios, de até 14 dias, caso seja necessário. Também fica a cargo dos agentes da barreira informar às pessoas como elas deverão cumprir a quarentena.

Profissionais da saúde em serviço, policiais militares, policiais civis, agentes penitenciários, bombeiros entre outras autoridades não precisarão cumprir o período de sete dias em isolamento social. Ademais, funcionários e colaboradores dos estabelecimentos essenciais e membros da administração pública também estão autorizados a entrar na cidade sem o processo de quarentena. Confira aqui o artigo 14 do decreto, que lista quem poderá passar pela barreira sanitária sem cumprir o isolamento social de sete dias. 

Além do mais, o decreto também torna obrigatório o uso de máscaras no município a partir desta sexta-feira (15). O acessório de proteção deverá ser usado em todos os locais públicos, fechados e abertos, no transporte público, estabelecimentos comerciais e táxis e carros de aplicativos.  A nova regra ainda permite que o poder público providencie a aquisição de máscaras, articule e coordene rede de voluntários entre cidadãos empresas e entidades da sociedade civil para a produção, distribuição e entrega dos acessórios de proteção.

Segundo a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, as medidas adotadas pelo município levaram em consideração o intenso fluxo de pessoas entre a cidade de Belo Horizonte, a região da Serra do Cipó, que acabam passando por CMD, além da movimentação intensa em decorrência das atividades da mineração. A fiscalização do cumprimento do decreto será feita sob a coordenação do Gabinete Covid-19, criado pelo Executivo para fiscalização sanitária e segurança patrimonial.

Máscaras para os conceicionense 

A Prefeitura de Conceição tem feito a distribuição de máscaras para os conceicionenses como medida preventiva contra o novo coronavírus. Portanto, a ação, realizada pelos profissionais da saúde do município, entrega o acessório aos moradores de porta em porta. O bairro Vila Caetano foi o primeiro a receber as máscaras. A previsão é que nesta quinta-feira seja feita a entrega no Córrego Pereira.

Decreto de Conceição impõe isolamento de sete dias para quem retornar à cidade 
Foto: Prefeitura de Conceição

Balanço do coronavírus 

Até o momento, Conceição do Mato Dentro tem 138 notificações de casos suspeitos de coronavírus, mas apenas cinco estão em investigação, aguardando resultado de exames. Outros cinco casos já foram descartados por testes e 108 cumpriram a quarentena. Ademais, três óbitos foram descartados e há ainda 17 pacientes em monitoramento por apresentarem sintomas, que poderão ser ou não testados em caso de evolução. Não há casos confirmados de coronavírus em Conceição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS