Descomissionamento de barragens em Barão e Macacos será tema de audiência nesta quarta

Comissão de Minas e Energia quer saber em que estágio estão as intervenções em estruturas das localidades

Descomissionamento de barragens em Barão e Macacos será tema de audiência nesta quarta
Agência Brasil

Com o objetivo de debater o descomissionamento das barragens de Gongo Soco, em Barão de Cocais, e B3/B4, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, a Comissão de Minas e Energia se reúne nesta quarta-feira(14), em audiência pública.

O requerimento para a atividade, agendada para as 14h, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é do deputado João Vítor Xavier (Solidariedade).

Nos meses de fevereiro e março, moradores de áreas possivelmente atingidas pelo iminente rompimento dessas estruturas foram retirados de suas casas. Em Barão de Cocais, estão sendo executadas obras emergenciais para conter o avanço da lama, caso necessário. Intervenções da mesma natureza serão realizadas em Macacos e devem durar um ano.

O descomissionamento das barragens consiste no seu esvaziamento e sua reintegração ao ambiente. De acordo com o deputado João Vítor Xavier, a sociedade não tem informações consistentes sobre essas intervenções e a real necessidade dos muros de contenção de rejeitos que estão sendo erguidos.

Para debater a questão, foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, o diretor de Reparação e Desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein, representantes do Ministério Público e de entidades relacionadas ao meio ambiente.