Emenda parlamentar: Mucida destina R$ 200 mil para a saúde de Itabira
O anúncio foi feito durante a assinatura de um convênio entre a Faculdade de Ciências Médicas e a Prefeitura de Itabira para que estudantes façam internato na cidade
Na tarde desta terça-feira (6), o deputado estadual Bernardo Mucida (PSB) anunciou a destinação de R$ 200 mil, por meio de emenda parlamentar, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Itabira — o que, segundo o parlamentar, beneficiará toda a região. O comunicado foi feito durante a recepção dos estudantes de medicina que trabalharão no município para desafogar o sistema de saúde local, que possuí 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 95% nos de enfermaria.
Essa é a primeira emenda parlamentar enviada a Itabira por Bernardo Mucida, que tomou posse como deputado estadual no início de fevereiro. Os recursos fazem parte de um pacote do Governo de Minas Gerais para investimentos em saúde. “A saúde pública precisa ser nossa prioridade, pois o momento é de salvar vidas. Fiz questão de destinar minha primeira emenda à Itabira, em uma ação que contribui com a população de toda região. Por Itabira ser referência regional na saúde, a verba trará reflexos imediatos para as cidades vizinhas, contribuindo com toda região do Médio Piracicaba, que enfrenta dificuldades na pandemia”, destacou Mucida.
Internato médico
Também na tarde desta terça-feira, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), assinou o convênio com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), para realização do internato Saúde Coletiva na cidade.
A implantação do programa de estágio curricular significa a retomada de uma parceria encerrada há dez anos. O projeto envolverá, inicialmente, 34 alunos do curso de Medicina da instituição, que reforçarão as equipes de saúde do Pronto-Socorro, no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Samu. O convênio formalizado entra em vigor a partir de hoje e tem duração até o dia 30 de junho deste ano.
A assinatura do documento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no Parque Municipal Mata do Intelecto. Além de Marco Antônio Lage, também participaram do ato o diretor da Faluma e da FCMMG, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho; o vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Rafael Duarte; a coordenadora do curso de Medicina, professora Cláudia Laranjeira; a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta; e o deputado estadual Bernardo Mucida.