Entidades pretendem criar o Conselho do Primeiro Emprego em Itabira

O órgão terá representantes do poder público e da iniciativa privada. Uma minuta do projeto de lei que cria o colegiado será apresentada no próximo encontro do grupo, no dia 18 de outubro.

Entidades pretendem criar o Conselho do Primeiro Emprego em Itabira
Foto: Divulgação/Câmara de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O município de Itabira deve ganhar em breve mais um conselho municipal. A proposta surgiu durante o segundo encontro da comissão — que reúne entidades de diversos segmentos, público e privado — que discute ações para fomentar o primeiro emprego e a capacitação dos jovens itabiranos. A reunião foi realizada na presidência da Câmara Municipal de Itabira na última de segunda-feira (27).

A sugestão foi apresentada pelo representante da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), Fabiano Penido de Alvarenga. A pedido do presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), o advogado fez um estudo jurídico sobre a possibilidade de criação do conselho.

O órgão terá representantes do poder público e da iniciativa privada. Uma minuta do projeto de lei que cria o colegiado deve ser apresentada no próximo encontro, marcado para o dia 18 de outubro.

“A minuta do projeto de lei para criação do Conselho Municipal do Primeiro Emprego já deve ser apresentada na próxima reunião deste comitê. Posteriormente, apresentarei ao plenário para votação pelos vereadores. Aprovada, a matéria segue para o poder Executivo para sanção. Esse conselho será consultivo e nosso objetivo é efetivar essa luta. Tornar o que era um movimento em algo permanente”, destacou Weverton Vetão.

Também na próxima reunião será apresentado um diagnóstico prévio de quantos jovens há em Itabira com idade entre 14 e 24 anos, onde moram e quantos estão em situação de vulnerabilidade. Esses dados serão coletados pela Secretaria Municipal de Ação Social com base em informações da Secretaria Municipal de Saúde e do CadÚnico.

* Com informações da Câmara Municipal de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS