Famílias desalojadas durante chuvas em Itabira já deixaram abrigo

Cinco famílias tiveram que abandonar suas casas após danos na estrutura durante as chuvas dos dias 24 a 26 de janeiro

Famílias desalojadas durante chuvas em Itabira já deixaram abrigo
Deslizamento de terra no bairro Gabiroba – Foto: Thales Benício/DeFato

As cinco famílias que ficaram desalojadas durantes as chuvas em Itabira no mês passado já deixaram o abrigo instalado na Escola Municipal Ester Pereira Guerra. Os moradores do bairro Gabiroba tiveram que abandonar suas casas após danos nas estruturas durante as chuvas que atingiram fortemente o estado entre os dias 24 e 26 de janeiro.

Duas das famílias puderam retornar às suas casas que, segundo a prefeitura, não apresentam riscos. Outras três famílias estão sendo auxiliadas com o aluguel social e tiveram residências alugadas pelo próprio município.

O conteúdo continua após o anúncio

Em um primeiro momento foram oferecidos às famílias o abrigo temporário; doações de roupas, calçados, colchões, roupas de cama, alimentação, gás, água mineral, toalhas e peças íntimas, itens de higiene pessoal e material de limpeza; concessão de 2ª via de documentos; cadastramento no CAD Único para acesso a programas do Governo Federal e cadastramento no CRAS local.

Quatro das famílias atingidas já haviam saído do abrigo nos últimos dias. A última família deixou a escola nesta quinta-feira (13) após aceitar uma casa no bairro Bethânia. Com essa última houve maior dificuldade de encontrar um lugar para acomodação, já que os titulares não aceitaram a primeira oferta de residência apresentada pela Prefeitura, no bairro Chapada, e nem as codições de pagamento de aluguel. O segundo imóvel oferecido, no entanto, agradou e o acordo foi fechado.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira informou que nas chuvas torrenciais ocorridas nas últimas semanas, a cidade registrou apenas problemas pontuais, resultado de obras de infraestrutura e o trabalho preventivo executado em diversas áreas.

MAIS NOTÍCIAS