Governo finaliza plano de contingência contra “tarifaço” dos EUA com foco em pequenos exportadores

Medidas emergenciais serão encaminhadas ao Planalto e podem incluir crédito, compras públicas e proteção ao emprego

Governo finaliza plano de contingência contra “tarifaço” dos EUA com foco em pequenos exportadores
Foto: Diego Baravelli/MInfra

O governo federal concluiu o plano de contingência para mitigar os impactos econômicos da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o texto será encaminhado ainda nesta quarta-feira (6) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que decidirá quais ações serão oficialmente adotadas. A expectativa é que as medidas sejam implementadas por meio de uma Medida Provisória (MP), permitindo aplicação imediata.

Entre as iniciativas previstas estão programas de crédito para empresas prejudicadas, estímulo a compras governamentais — especialmente de alimentos — e ações voltadas à proteção do emprego. O foco, segundo Haddad, está nos pequenos exportadores que não têm alternativas comerciais além do mercado norte-americano. “Vamos começar atendendo quem mais precisa”, afirmou.

O plano vem sendo elaborado em conjunto pela Fazenda, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e a Casa Civil. Um levantamento detalhado sobre os setores mais afetados está sendo finalizado, com mapeamento por empresa e por setor para posterior regulamentação. Produtos como carne bovina, café, frutas e pescados, que foram excluídos das isenções, estão entre os mais impactados.

Na próxima semana, Haddad se reunirá com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, dando continuidade às tratativas bilaterais para tentar minimizar os danos do tarifaço, que já afeta cerca de 55% das exportações brasileiras para os Estados Unidos.