Grupo Belmont comemora 50 anos de presença na história empresarial de Itabira

Empresa fundada por Mauro Ribeiro Lage reuniu funcionários e familiares para relembrar a data especial

Grupo Belmont comemora 50 anos de presença na história empresarial de Itabira

O Grupo Belmont celebrou no último sábado (10) a chegada dos seus 50 anos. Uma animada comemoração no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, em Itabira, reuniu funcionários e familiares para lembrar a data.

Em seu discurso, o vice-presidente, Marcelo Ribeiro, em nome da empresa e da família Ribeiro, lembrou emocionado a trajetória do grupo. “Estamos aqui hoje para comemorar os 50 anos da nossa empresa. Antes de mais nada, é bom lembrar o início, 50 anos atrás, que partiu da iniciativa de uma pessoa extraordinária. Temos que agradecer ao Mauro Ribeiro, meu avô, por tudo. Pela iniciativa de ter começado essa grande empresa”, disse.

Marcelo também ressaltou a importância da união entre os filhos do pioneiro para que a empresa pudesse se consolidar. “Continuo os meus agradecimentos ao Ronaldo, Rolando, Ronilda, Antônio Mauro, Roberto e Amilton, porque destes 50 anos, foram 18 sem o Mauro. E a maioria das empresas não sobrevivem após a perda de seu fundador. Pessoas inteligentes não brigam, pessoas inteligentes constroem. E vocês souberam construir e preservar isso para a terceira geração”. 

 

 

Gratidão e Saudade 

Aos 75 anos, o senhor Geraldo Martins se aposentou na Belmont. Agradecido, Geraldo fala sobre a sua trajetória na empresa. “Eu entrei na Belmont fazendo de tudo. No que precisavam de mim, eu ajudava. Com o tempo, foram aparecendo oportunidades melhores lá dentro e eu acabei ficando. Eu só tenho a agradecer. Hoje tenho minha moradia, economias que graças a Deus vieram como resultado de muito suor”, relata. 

Senhor Geraldo Martins, aposentado na Belmont

Operador de máquinas, José Simão também se aposentou na Belmont. Aos 65 anos, o operador trabalhou por 30 anos na empresa e fala sobre as amizades criadas no período. “Foram três décadas de um trabalho que era tudo pra mim. Fiz muitos amigos e sinto apenas saudades e alegria ao relembrar”, conta. 

José Simão trabalhou como operador de máquinas na empresa

Harmonia e Futuro 

O conteúdo continua após o anúncio

Funcionário há 35 anos da empresa, Eron Pereira ingressou no grupo, em 1984, para trabalhar no setor de catação. Hoje, como supervisor de produção, Eron comemora o meio século do negócio. “É uma satisfação nossa participar todos esses anos de tanto crescimentos. São gerações prosperando no mesmo local. Com toda certeza, mais 50 anos virão”. 

Eron Pereira começou a trabalhar no Grupo em 1984

Diretor na área de agregados, Renato Azevedo está há 9 anos no posto. Com muita empolgação, o diretor enfatiza sobre a importância do bom relacionamento para o desenvolvimento pessoal e da empresa. “Para se perpetuar no mercado, as empresas têm que ser eficientes. Para se ter eficiência, a gente precisa ser feliz, para sermos felizes, precisa haver harmonia. Isso tudo depende de relacionamento. Relacionamento traz felicidade, eficiência e traz uma empresa para mais de 50 anos”. 

Renato Azevedo atua como diretor na área de agregados

História 

O Grupo Belmont possui diversos ápices de desenvolvimento desde a sua fundação. Criada em 1969 por Mauro Ribeiro, a Belmont começou como prestadora de serviços de transporte para a Vale S/A. Em 1978, as atividades minerárias começaram, a partir da descoberta de uma jazida de esmeraldas em uma das propriedades rurais da empresa. No ano de 1980, as ações pecuárias ganharam forma, com a criação de gado leiteiro. Em 1990, começaram as atividades de construção civil, exploração e beneficiamento de gnaisse. 

Para expandir os negócios, a Belmont, no ano de 1993, adquiriu a Itamix, empresa especializada em fornecimento de concreto pré-misturado. Em 1997, iniciou as atividades do Shopping Montes Claros. 

As empresas do atual Grupo Belmont estão presentes no Estado de Minas Gerais, em cidades como Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Montes Claros, Belo Horizonte e várias outras. No mundo, o Grupo Belmont possui clientes nos Estados Unidos, Israel, Japão e vários países da Europa.

Confira as galerias de fotos do evento:

Galeria Parte I

Galeria Parte II

MAIS NOTÍCIAS