Igreja Matriz funciona como hospital em meio ao caos em Santa Maria de Itabira

Além disso, as portas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário foram abertas para abrigar as pessoas que perderam tudo com as fortes chuvas

Igreja Matriz funciona como hospital em meio ao caos em Santa Maria de Itabira
Foto: Portal DeFato

A Igreja Matriz de Santa Maria de Itabira está sendo o local utilizado como ponto de atendimentos hospitalares momentâneo, pois o hospital filantrópico Padre Estevam foi completamente tomado pela água durante as fortes chuvas.

As informações divulgadas pela Defesa Civil Estadual na manhã desta segunda-feira (22) constam que 129 famílias precisaram sair de suas casas e ficaram desalojadas enquanto 32 pessoas estão desabrigadas.

Coração apertado

O médico e ex-prefeito da cidade de Itabira, Damon de Sena, que agora é diretor técnico do hospital de Santa Maria, chegou hoje pela manhã, já que estrada estava impossível de ser transitada ontem.

“Quando cheguei já tínhamos uma estrutura pronta aqui, feita pelo Samu e o Corpo de Bombeiros. Além disso, a equipe de plantão do hospital da cidade também esteve presente. Ontem foi um dia muito difícil e apertado, mas hoje já está mais tranquilo”, enfatiza o médico.

O conteúdo continua após o anúncio

Com relação ao hospital, Damon destaca os danos que a cidade enfrenta até o momento.

“A água do rio invadiu o hospital, causando muito prejuízo, principalmente nos equipamentos. O nível da água chegou até o joelho. Desse modo trouxemos os atendimentos para o Igreja Matriz, dos mais variados tipos, bem como as doenças cotidianas. O hospital está sendo limpo e em breve retornaremos ao local”, finaliza Damon.

Abençoado

Já o Vigário episcopal da região, o padre Wellington Neves, explicou como tem sido abrir as portas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário para abrigar pessoas que perderam tudo com as fortes chuvas.

“Desde ontem já abrimos as portas e começamos a mobilizar doações e rezar. São doações de todos os tipos que estão chegando aqui, tiveram pessoas que perderam tudo. Além disso, famílias estão alojadas no local, onde estamos dando todo o suporte possível. A Paroquia está dando o auxílio e tentando ajudar de todas as formas para amenizarmos a dor e sofrimento de todos”, ressalta o padre.

Padre Welington falou dos esforços enfrentados                  Foto: Portal DeFato

Todas as paróquias da região estão arrecadando doações em prol de Santa Maria. Para finalizar, o padre faz o pedido para que “todas as pessoas possam rezar, dedicar às preces e pensamentos positivos à cidade, independente da crença. Além disso, os que puderem contribuir com doações serão de grande valia”.

<

MAIS NOTÍCIAS