Tragédia de Santa Maria: bombeiros localizam corpo de menino desaparecido

A criança estava desaparecida desde a madrugada de domingo (21). Ela é a sexta vítima fatal da tragédia em Santa Maria de Itabira

Tragédia de Santa Maria: bombeiros localizam corpo de menino desaparecido
Bombeiros retiram dos escombros corpo de criança desaparecida. Foto: Dalton Gonçalves/DeFato

No início da tarde desta segunda-feira (22), os bombeiros localizaram o corpo de um menino de cinco anos que estava desaparecido desde a madrugada de domingo (21), quando fortes chuvas atingiram a cidade de Santa Maria de Itabira e causaram enchentes, desabamentos de terra e desmoronamentos de casas.

O corpo, que estava soterrado, foi encontrado em meio aos escombros de uma residência, que desabou após um deslizamento de terra no bairro Poção, um dos mais atingidos em Santa Maria de Itabira.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e o corpo da criança será encaminhado ao Posto Médico Legal (PML), em Itabira. Os pais do garoto conseguiram escapar do desmoronamento, mas a mãe ficou ferida e está internada no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Operação

O tenente Marlon Medeiros, do Pelotão de Bombeiros, detalhou a operação que resgatou o corpo do garoto em Santa Maria de Itabira. “A primeira informação que recebemos é de que a criança estava no quarto dela. Porém, o pai nos informou que essa criança dormia no mesmo quarto dele. Então mudamos o local em que estávamos fazendo a busca”, explicou.

O conteúdo continua após o anúncio

O tenente Medeiros, ainda, destacou que o corpo estava em um local de difícil acesso, o que complicou os trabalhos de resgate.

“Fizemos intervenção em uma casa, mas tivemos dificuldade em acessar o local com o maquinário, visto que ela estava na parte dos fundos de outra residência. Realizamos escavação manual para liberar esse acesso, mas tivemos a infelicidade de encontrar a raiz de uma árvore. Então, tivemos que remover a raiz para, só então, retirar os escombros e a terra”, ressaltou o tenente Medeiros.

O tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, informou que também foram utilizado cães farejadores no trabalho. “Com a indicação dos cães conseguimos delimitar uma pequena parte do terreno e, assim, fizemos as escavações até encontrarmos o corpo”, destacou.

Outras mortes

Também nesta segunda-feira, foram localizados os corpos de Nilvado Vieira Gonçalves e de suas filhas, Magda Vieira Gonçalves e Marilene Vieira Gonçalves. No domingo, dois óbitos já haviam sido confirmados pelo assessor de comunicação da Prefeitura de Santa Maria de Itabira, Eduardo Martins. Agora, são seis as vítimas fatais na cidade.

No momento, o Corpo de Bombeiros não realiza mais ações de resgate e salvamento. De acordo com o tenente-coronel Alexsandro Nunes, todos os desaparecidos foram localizados e os feridos foram encaminhados para atendimento médico-hospitalar. “Agora os trabalhos serão focados no registro de locais que apresentam risco de deslizamento e desmoronamento. Também atuaremos na limpeza da cidade para buscar a normalidade o mais rápido possível”, afirmou.

<

MAIS NOTÍCIAS